A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, a Operação Coringa, que mira um suspeito de hackear sites de órgãos públicos e de empresas, tanto no Brasil quanto no exterior. A PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão em endereços do suspeito em São Paulo.
“Os acessos indevidos, que se davam por meio de programas maliciosos, eram anunciados e vendidos em fóruns hospedados na DarkWeb. Os pagamentos tinham que ser feitos por meio de criptomoedas e com a intermediação de um garantidor”, explica a PF, em nota.
Páginas de bancos, empresas de telefonia e do governo brasileiro foram invadidas pelo hacker, segundo a Polícia Federal. Os alvos do investigado não se limitavam ao Brasil, e ele também teria mirado em sistemas do governo americano e de empresas estrangeiras.
O suspeito será indiciado pelos crimes de invasão de dispositivo informático e de receptação. Ele também continua a ser investigado pela possível prática de associação criminosa. As investigações contaram com apoio dos Estados Unidos.
Fonte: Mais Goiás