Polícia Federal combate fraudes em registros de CAC’s em Goiás

Despachante é acusado de fraudar registros de Colecionador, Atirador ou Caçador (CAC) para obter armas de fogo e munições.

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (29), a Operação Mendacium com o objetivo de coibir a obtenção fraudulenta de certificados de registro de Colecionador, Atirador ou Caçador (CAC). Segundo a corporação, o crime foi cometido por um despachante que atuava no Exército.

A ação policial está em andamento na cidade de Caçu/GO, onde três mandados judiciais são cumpridos, sendo um de prisão preventiva e dois busca e apreensão. Além disso, a Justiça determinou o cancelamento do registro do CAC do investigado.

A investigação teve início após o compartilhamento de informações com o 41º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro em Jataí/GO. Constatou-se a utilização de diversos documentos falsos em processos de exigência de Certificado de Registro por meio do Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp).

Os documentos falsificados incluíam laudos psicológicos e comprovantes de capacidade técnica para a obtenção de arma de fogo. As buscas e apreensões têm o objetivo de encontrar evidências, como computadores, celulares, armas de fogo, munições e documentos relacionados aos fatos investigados.

Os crimes em apuração são falsificação de documento público, falsificação de documento particular, falsidade ideológica e uso de documento falso, além da obtenção do Certificado de Registro (CAC) e a subsequente aquisição de armas de fogo e munições sem a apresentação de certificados de antecedentes criminais das Justiças Federal, Estadual, Militar e Eleitoral, bem como declaração de não estar respondendo a um inquérito policial ou a um processo criminal e da realização de todos os testes de exigência necessários.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *