No total, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em cinco municípios goianos
Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (Dercr) deflagra operação em Goiás (Foto: Divulgação/PCGO)
A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), recuperou mais de 31 mil cabeças de gado vítimas de transações fraudulentas em Goiás. A operação foi deflagrada na quarta-feira (3), nas cidades de Goiatuba, Catalão, Nova Aurora, Campo Alegre de Goiás e Davinópolis.
A Operação “Paper Fox” teve como objetivo investigar crimes de inserção de dados falsos em sistemas de informação e associação criminosa. As denúncias foram realizadas por meio de produtores rurais que tiveram o cadastro de propriedade modificado no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago).
A investigação constatou a emissão indevida de Guias de Trânsito Animal (GTA’s), configurando movimentações simuladas de rebanhos no sistema do Sidago. A ação era realizada por um servidor público que tinha acesso ao órgão e que trabalhava no atendimento aos próprios produtores rurais.
Segundo a PCGO, o servidor responsável pelas transações fraudulentas foi identificado e afastado das funções laborais. No total, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão. Cerca de quatro veículos de luxo, avaliados em mais de R$ 500 mil, também foram apreendidos.
A identidade dos envolvidos não foi divulgada e, por isso, não foi possível localizar a defesa deles.
FONTE: MAIS GOIÁS