Com a presença do vice-governador, Daniel Vilela, e outras autoridades, a cerimônia deu posse a Helder Valin na presidência do TCE para o biênio 2025-2026 – Fotos: Kazuo e Rafael Marmo
Os conselheiros Helder Valin, Sebastião Tejota e Carla Santillo foram empossados na terça-feira (10), respectivamente, como Presidente, Vice-Presidente e Corregedora-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) para o biênio 2025-2026. A solenidade foi prestigiada pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB), os presidentes do Tribunal de Justiça, Carlos Alberto França, e da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB) representando os poderes Judiciário e Legislativo de Goiás, com outras autoridades e familiares dos empossados. A vigência do mandato terá início no dia 1° de janeiro de 2025.
Realizada no Plenário do TCE, a solenidade marcou o encerramento da gestão do atual presidente, Saulo Mesquita, que destacou conquistas como a recertificação ISO, a implantação da inteligência artificial “Iago” e ações de valorização dos servidores.
Estreitando os laços
A presença de Daniel Vilela reforça a estratégia do governo estadual em estreitar os laços com o órgão fiscalizador. Com a perspectiva de que Vilela assuma o governo durante o afastamento do governador Ronaldo Caiado (UB) para a campanha presidencial, a iniciativa aponta para uma política de diálogo interinstitucional diante do órgão que fiscaliza a gestão estadual.
Em seu discurso, Helder Valin elogiou a trajetória de Daniel Vilela e o destacou como um líder que valoriza o diálogo e o fortalecimento das instituições. “Ao longo de sua trajetória, o vice-governador tem demonstrado grande respeito pelas instituições e disponibilidade para o diálogo. Virtudes essenciais para quem se dispõe a trabalhar pelo bem comum e pelo fortalecimento da democracia”, afirmou Valin.
Meta do empossado
O novo presidente ressaltou que sua gestão será pautada por um trabalho preventivo, simultâneo e colaborativo, visando evitar danos ao patrimônio público e garantir o sucesso das políticas públicas. “O compromisso desta Corte de Contas é contribuir para o sucesso da administração pública, garantindo mais qualidade de vida aos goianos”, pontuou Valin.
Durante a cerimônia, o conselheiro Kennedy Trindade elogiou a condução de Saulo Mesquita à frente do TCE e destacou a experiência e compromisso de Helder Valin com o interesse público. Valin, único conselheiro que ainda não havia ocupado a presidência, afirmou que contará com o apoio dos colegas e buscará inspiração nos legados deixados pelos presidentes anteriores.
Daniel fala em parceria durante posse no TCE
O vice-governador Daniel Vilela também enfatizou a importância da parceria entre o Executivo e o TCE-GO, sobretudo em um momento de transição de liderança no governo estadual. “É fundamental que haja sintonia entre os Poderes para que possamos entregar políticas públicas eficazes e resultados concretos para a população”, declarou.
Com um discurso voltado para a transparência e a ética, Helder Valin garantiu que o Tribunal de Contas seguirá atuando de forma técnica, imparcial e preventiva, sem abrir mão de aplicar sanções quando necessário. “Nosso papel é colaborar para que os cidadãos se beneficiem de projetos e ações em áreas como saúde, educação e infraestrutura, sempre evitando danos ao erário público”, ressaltou.
Ao encerrar seu pronunciamento, Valin conclamou os servidores do TCE a se dedicarem ao trabalho com compromisso social e responsabilidade, lembrando que o Tribunal existe para servir à sociedade goiana.
A gestão de Helder Valin terá início em 1º de janeiro de 2025 e se estenderá até o final de 2026. A expectativa é que o biênio seja marcado por avanços na transparência, inovação e colaboração entre os Poderes.
Texto: Marília Assunção, com informações do TCE/GO
Fotos: : Kazuo e Rafael Marmo