Prefeita de Paris mergulha no Rio Sena antes das Olimpíadas

Anne Hidalgo cumpre promessa e nada no rio Sena a nove dias da abertura dos Jogos Olímpicos

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, cumpriu a promessa e mergulhou no Rio Sena. Para mostrar que as águas não estão mais poluídas e têm condições de receber as provas de águas abertas das Olimpíadas, a prefeita 65 anos nadou perto da ponte Marie nesta quarta-feira, a nove dias da abertura dos Jogos Olímpicos. Há 100 anos era proibido nadar no Sena por causa da poluição.

– Você entra na água, parece natural e fácil, a água é muito, muito boa, um pouco fria, mas não muito – disse Hidalgo, que vestiu uma roupa de mergulho para se proteger da água fria.

Anne Hidalgo mergulha na rio Sena — Foto: Pierre Suu/Getty Images

No último sábado, a ministra dos esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra, foi a primeira a mergulhar no Sena. Vestindo um maiô e uma touca, foi acompanhada de Alexis Hanquinquant, triatleta profissional que não disputará os Jogos. Nesta quarta, Anne Hodalgo foi acompanhada por Tony Estanguet, tricampeão olímpico da canoagem e presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas de Paris. Há a expectativa de que o presidente da França, Emmanuel Macron, também faça um mergulho simbólico para provar que a qualidade da água está boa.

O rio Sena receberá as provas de maratona aquática e triatlo nos Jogos Olímpicos. Nas últimas semanas, os níveis de poluição estavam acima dos autorizados para a realização das provas olímpicas de triatlo e natação. Mas, nesta semana, a água foi analisada pelas autoridades locais, que concluíram que há condições para a realização do evento.

Anne Hidalgo mergulha no rio Sena — Foto: Pierre Suu/Getty Images]

As chuvas têm sido um grande problema para a despoluição do rio. Paris encarou o início de ano mais chuvoso dos últimos 30 anos. Entre janeiro e março de 2024, a capital francesa teve uma média 220mm de precipitação, valor próximo de 1995, quando choveu quase 250mm, de acordo com a base de dados do site meteorológico Infoclimat, um recorde para o período do ano.

Tony Estanguet mergulha no rio Sena — Foto: Pierre Suu/Getty Images

O maior projeto para o sucesso da limpeza do Sena foi a construção do Bassin D’Austerlitz, um grande tanque para conter justamente as águas da chuva e evitar que ela se misture com os esgotos despejados no rio. O investimento de cerca de 1,4 mil milhões de euros pretende também criar condições para que o grande público possa mergulhar no Sena a partir de 2025.

Fonte: ge.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *