Prefeitura de Goiânia: Comissão de Transição pauta temas leves e deixa sensíveis para próxima semana

Equipe de Mabel cobrou envio de manifestação nesta sexta para garantir verbas federais. Grupo tratou de administração, planejamento e habitação, direitos humanos, mulheres e políticas afirmativas, deixando saúde, IMAS, educação e infraestrutura para dias 27 e 28

A Comissão de Transição entre os governos de Rogério Cruz (Solidariedade) e o eleito em Goiânia, Sandro Mabel (UB) se reúne na próxima semana em duas oportunidades, tendo na pauta quatro temas tensos: saúde, IMAS, educação e infraestrutura. Na quinta-feira (21) o grupo se reuniu no Paço Municipal, mas o foco esteve nos projetos em desenvolvimento, incluindo as áreas de administração, planejamento e habitação, direitos humanos, mulheres e políticas afirmativas.

Além disso, a equipe de Mabel cobrou o envio de manifestações ao governo federal relativas ao interesse do município em recursos que têm prazo nesta sexta-feira (22), para essa sinalização. A Tv Anhanguera informou a noite que constam, por exemplo, recursos para obras como a canalização do Córrego Cascavel e a cidade corre o risco de perder o recurso federal se não se manifestar dentro do prazo.

Na contramão da pauta amena da reunião de quinta, nos últimos dias, no caso da saúde, tem havido clamor por vagas em UTIs da Capital e registro de falta de insumos em unidades básicas do município, como registrou a Tv Anhanguera na quinta, informando que o Ministério Público  apura uma dívida de R$ 300 milhões para as unidades. Enquanto isso, a população aguarda o diagnóstico do setor e as propostas da próxima gestão.

No caso do Instituto Municipal de Assistência dos Servidores (IMAS), a crise financeira é complicada também, com laboratórios e hospitais interrompendo o atendimento por falta de pagamento. Mesma situação vivida também nas maternidades públicas da capital, geridas por organizações sociais.

Na infraestrutura, o cenário também não é dos melhores. Com as chuvas fortes dos últimos dias, várias obras de drenagem realizadas pela atual administração se mostraram insuficientes para resolver o problema do escoamento causado pela grande impermeabilização da cidade e o entupimento das bocas de lobo com a limpeza pública deficiente. Mas também tem chamado a atenção a fragilidade da capa asfáltica em locais onde foram realizadas grandes obras de recapeamento, como na Avenida Castelo Branco.

Já na Educação, a expectativa do goianiense é saber como está o cenário e como vai ser equacionada a falta de vagas para a educação infantil, especialmente creches e Cmeis, frente ao déficit de aproximadamente 10 mil crianças aguardando essa oportunidade em 2025, conforme dados do Ministério Público de Goiás.

Temas tensos só na quarta e quinta-feira

Mesmo assim, a Comissão de Transição da Prefeitura de Goiânia deixou os temas sensíveis para os próximos encontros. Na reunião de quinta, pautou projetos em desenvolvimento, incluindo as áreas de administração, planejamento e habitação, direitos humanos, mulheres e políticas afirmativas.

A apresentação dos dados da Saúde e do Imas está prevista somente para a próxima reunião, marcada para a quarta-feira (27). No dia seguinte, quinta-feira (28), será a vez da Educação e da Seinfra.

O secretário de Governo, Jovair Arantes, afirmou que as reuniões são importantes para que o próximo governo possa iniciar de modo acelerado a administração, de acordo com o divulgado pela prefeitura.

“Nós discutimos hoje [quinta] secretarias de muito conteúdo da prefeitura. Foi rica a discussão, porque os secretários apresentaram o momento em que estão essas secretarias, e a necessidade que existe até o mês de dezembro de nós fazermos alguma gestão junto ao Governo Federal, para valer para o governo que vem. Isso é o que falamos desde o começo, que estamos buscando soluções de continuidade. A cidade não pode sofrer nenhuma descontinuidade, precisa que o prefeito entre já com o pé na tábua”, argumentou.

Já coordenador da equipe de transição de Mabel, Paulo Ortegal, ressaltou que os pontos apresentados foram importantes para a equipe do próximo prefeito.

“Eu acho que todos os pontos discutidos foram importantes. A prefeitura está transmitindo informações para a Comissão de transição daqueles programas e dos projetos em andamento das secretarias. Isso vai facilitar muito, até na análise dos documentos que nós já estamos procedendo junto à comissão de Transição do prefeito Sandro Mabel”, avaliou Ortegal.

Texto: Marília Assunção

Foto: Jucimar de Souza / Secom Goiânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *