Prefeitura de Pirenópolis é multada após retirada de árvores do Largo da Matriz

Segundo o Iphan, a obra provocou danos ao patrimônio histórico e artístico

Foto: Reprodução IPHAN

Prefeitura de Pirenópolis foi multada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) após a retirada de árvores no Largo da Matriz, área tombada como patrimônio histórico e cultural da cidade. O caso aconteceu durante uma obra de requalificação na Praça Central, e o Auto de Infração foi formalizado na última terça-feira (21). O município tem 15 dias para apresentar defesa.

A intervenção causou grande repercussão entre moradores, ambientalistas e especialistas em preservação, que criticaram a remoção das árvores sem a devida autorização do Iphan.

Largo da Matriz é considerado o coração do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico de Pirenópolis, tombado pelo instituto em 1989. O conjunto abrange 17 hectares e protege todo o perímetro urbano histórico, que inclui edificações datadas da fundação da cidade, em 1727.

Segundo o Iphan, a obra provocou danos ao patrimônio histórico e artístico, o que configurou infração grave. A instituição ressaltou que qualquer intervenção, poda ou retirada de árvores em áreas tombadas depende de autorização prévia do órgão responsável pela preservação.

De acordo com o Iphan, o órgão tem o dever de aplicar sanções quando constata danos em bens tombados, como ocorreu no caso do Largo da Matriz. A prefeitura ainda não se manifestou oficialmente sobre a multa.

FONTE : MAIS GOIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *