Coragem é pré-requisito para crescimento, diz

TALITA HAYASAKI (FOTO: DIVULGAÇÃO)
A Redação
Goiânia – Presidente interina da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Talita Hayasaki, esteve entre as convidadas de honra do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), na sexta-feira (8/3), para falar sobre os desafios relacionados à carreira profissional durante a programação do “TRE Mulher”. O evento aborda, em cada edição, a importância da participação feminina em espaços de poder, na política e na sociedade.
Especialista em Direito Público e Direito Agrário e Agronegócio, Talita Hayasaki, secretária-geral da Seccional Goiana, iniciou a carreira profissional no ano de 2011 enfrentando desafios e obstáculos. Durante o encontro, Hayasaki ressaltou que, em um ambiente muitas vezes dominado por homens, as mulheres enfrentam desafios significativos ao buscarem avançar em suas carreiras.
No entanto, ela enfatizou que a coragem de enfrentar esses desafios de frente é essencial para alcançar o sucesso profissional. “A coragem de se posicionar, de enfrentar obstáculos e de persistir diante das adversidades é o que nos impulsiona a alcançar nossos objetivos na profissão”, declarou a presidente interina da OAB-GO.
Talita Hayasaki também destacou a importância do apoio mútuo entre as mulheres, encorajando a solidariedade e a colaboração como ferramentas necessárias para promover o crescimento profissional e superar as barreiras existentes.
‘TRE Mulher’
Coordenado pela presidente do Gabinete de Gestão de Metas do Conselho Nacional de Justiça no âmbito do TRE-GO, juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães, o debate sobre a participação da mulher em espaços de poder, na política e na sociedade contou com a presença ainda da coordenadora de audiovisual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tatiana Cochlar.
“A busca aqui não é pela superioridade das mulheres, mas sim por direitos iguais. Isso acho que veio contribuir com a nossa independência, com a nossa autoestima, com a nossa liberdade de expressão. A democracia será muito mais fortalecida, mais qualificada se tivermos mais mulheres”, destacou Tatiana.
Vice-diretora da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás, juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães relembrou a participação irrisória feminina na política. “Os dados do TSE apontam que nós, do sexo feminino, representamos hoje 52% do eleitorado do Brasil, mas somente 33% se candidatou nas últimas eleições. Para piorar esse contingente, nós só temos 15% de candidatas eleitas do sexo feminino”, lamentou.
Dia Internacional da Mulher
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki, assumiu interinamente a presidência da Seccional entre os dias 7 e 13 de março. A ação visa reconhecer e homenagear a atuação feminina na advocacia. Portanto, o presidente Rafael Lara Martins se ausentou do cargo para que Talita Hayasaki assuma a direção da Ordem durante esse período.
“Em 92 anos de OAB, eu sou a segunda mulher a ocupar a presidência, ainda que seja por esses períodos, mas eu pratico ato, eu assino documentos, eu faço reunião, eu exporto processos. Eu não sou a presidente. Eu estou presidente. Embora seja uma ação simbólica, nós buscamos promover a inclusão e a igualdade de gênero em todos os momentos, de forma contínua”, frisou ao falar de um dos objetivos da gestão.
Ao finalizar seu discurso, a presidente interina da OAB-GO instigou as mulheres a abraçarem a coragem como uma aliada poderosa em suas jornadas profissionais, lembrando-as de que cada passo dado em direção ao crescimento e à realização pessoal é uma conquista.
FONTE: JORNAL A REDAÇÃO