Previsão de tempestades isoladas colocam 101 municípios de Goiás em alerta nesta quinta (25)

Há possibilidade de chuvas localmente fortes acima de 50 mm/h, rajadas de vento superiores a 60 km/h, descargas elétricas e queda de granizo

REDAÇÃO

Cerca de 101 municípios de Goiás estão sob alerta para tempestades nesta quinta-feira (25/9). De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo), a chegada de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil cria condições atmosféricas favoráveis para a formação de áreas de instabilidade significativa em todo o território goiano. Há possibilidade de chuvas localmente fortes acima de 50 mm/h, rajadas de vento superiores a 60 km/h, descargas elétricas e queda de granizo.

A região Norte e áreas próximas ao Distrito Federal concentram o maior potencial para as ocorrências mais intensas. Em entrevista ao Mais Goiás, Elizabete Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destacou que a capital, Goiânia, também pode registrar pancadas de chuva, embora a chance seja pontual. A previsão do tempo para hoje, por exemplo, em Goiânia, como a gente já observa, é de abertura de sol, mas ainda há possibilidade de ocorrência de chuvas de pancada no período da tarde, por conta do calor e da umidade”, explicou.

Segundo ela, as regiões Norte, Leste e entorno do DF devem ser as mais impactadas neste momento.
“Em termos de tempestade, hoje ainda tem essa condição favorável, pode pontualmente acontecer essas chuvas de pancada mais ao Norte e próximo do DF. Goiânia também não está totalmente fora, pontualmente pode ocorrer.”

A previsão, no entanto, é de redução da instabilidade a partir de sexta-feira (26). “Amanhã essa condição já reduz bastante, predominando mais o sol, e as temperaturas voltam a subir gradualmente ao longo do final de semana.”

Próximos dias

Ainda segundo Elizabete, o tempo volta a ficar mais seco no início da próxima semana, com chuvas isoladas previstas apenas entre o final de setembro e início de outubro. A próxima frente fria com potencial para chuvas mais amplas no Estado deve ocorrer apenas na segunda semana de outubro.

“A partir do dia 13 de outubro, aí sim, há uma condição mais favorável com frente fria associada à instabilidade vinda do Norte. Até lá, teremos apenas chuvas esporádicas.”

FONTE : MAIS GOIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *