Ranking coloca a UFG entre as 50 melhores universidades da América Latina

A Universidade Federal de Goiás (UFG) conquistou a 42ª posição no ranking de melhores universidades da América Latina, de acordo com a Times Higher Education (THE) em 2023. Essa informação foi divulgada recentemente em um relatório baseado no World University Rankings, da mesma organização. Com essa colocação, a UFG alcança o top 50 dessa lista pelo quinto ano consecutivo, posição que obteve pela primeira vez em 2019.

O método de classificação utiliza 13 indicadores de desempenho agrupados em cinco áreas, com pesos diferentes: ensino (36%); pesquisa (34%); citações (20%); perspectiva internacional (7,5%); e receita advinda da indústria (2,5%). Esses critérios compõem a nota global, que determina a posição geral no ranking.

A UFG apresentou crescimento em dois dos principais aspectos, que juntos representam mais de 50% da nota. No critério de ensino, que avalia o comprometimento com a formação de acadêmicos, a quantidade de estudantes inscritos em programas de pesquisa e o número de alunos matriculados na pós-graduação, a nota passou de 68,4 para 69,1.

No quesito citações, que mede a influência das pesquisas realizadas pela universidade, levando em consideração o número médio de vezes que um trabalho publicado é citado por acadêmicos ao redor do mundo, a nota aumentou de 48,1 para 51,9. Neste ano, foram classificadas 197 instituições de 15 países da América Latina, em comparação com 13 no ano anterior.

Ranking

Na classificação World University Rankings 2023 da THE, divulgada em 2022, a UFG obteve seu sétimo ranqueamento, posicionando-se na faixa mundial de 1.201-1.500. Um destaque notável foi alcançado na área de Educação, que se posicionou entre as 600 melhores do mundo.

Além disso, a UFG também se destacou nas áreas de Clínica e Saúde, Ciências Sociais e Ciências da Computação, todas elas figurando entre as 800 melhores. No cenário nacional, a Universidade conquistou a 27ª colocação entre as 73 instituições de ensino superior brasileiras participantes.

Fonte: Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *