Goiânia – A Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) registrou resultados positivos com o programa de incentivo à regularização fiscal (Refis) implementado de dezembro de 2022 a dezembro de 2023. Foram R$ 135 milhões em créditos negociados no período, beneficiando cerca de 800 empresas e pessoas físicas que prestam serviços públicos de transporte intermunicipal de passageiros, saneamento básico e bens desestatizados em Goiás e que se valeram das facilidades do programa para sanar suas dívidas junto à autarquia.
O presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, destaca que os valores alcançados foram surpreendentes. “Em 24 anos de AGR não há nenhum registro de recuperação de créditos dessa ordem, portanto é um resultado histórico”, afirma.
Benefícios
Para Wagner Gomes, o resultado obtido pela AGR com o Refis 2023 representa não apenas a entrada de receita, mas também segurança jurídica no trato dos créditos para o Estado e redução do risco de prescrição dos débitos. “Para os autorizatários prestadores dos serviços públicos, que aproveitaram as facilidades do programa, significa a regularização da situação fiscal junto ao Estado, a continuidade das suas atividades econômicas e a possibilidade de novos investimentos nos diferentes setores regulados”, diz.
O programa registrou uma marca expressiva de adesão de 845 pessoas físicas e jurídicas, beneficiando desde empresas de grande porte, delegatárias dos serviços públicos delegados, até pequenos empreendedores. Desse total de pessoas contempladas pelo programa, 539 conseguiram quitar suas dívidas junto à AGR e outras 309 estão com negociações atualizadas e vigentes, podendo movimentar seus negócios.
Fonte: A Redação