Reitora da PUC Goiás presenteia papa Francisco com obras de Tai Hsuan-An

Goiânia- A reitora da Pontifícia Uinversidade Católica de Goiás (PUC Goiás), professora Olga Izilda Ronchi, e o padre David Pereira de Jesus, coordenador do curso de Teologia da instituição, pároco da Paróquia Universitária e Vigário Episcopal do Vicariato para a Cultura e Educação da Arquidiocese de Goiânia presentearam o papa Francisco com doze obras do artista e professor da PUC, Tai Hsuan-An, durante uma audiência especial em Roma, na Itália. As obras estavam todas organizadas em um estojo específico para esse proposito, feito pela Oficina de Papel da PUC Goiás. 

As 12 obras selecionadas apresentam espécies da família de aves Psittacidae, que ocorrem no Cerrado brasileiro. A família, que abrange araras, papagaios, tiribas, periquitos e tuins, está entre as mais representativas, atraentes e simbólicas do Brasil.

A reitora frisou que o papa foi extremamente acolhedor, muito terno e generoso, demonstrando muito interesse no presente. “Nós sabemos a preocupação que o papa tem com o meio ambiente. É uma pessoa muito preocupada com os rumos do planeta e das condições de sustentabilidade, que ele chama de cuidado da casa comum. Ele tem o entendimento de uma ecologia global, que gere cuidado com a casa comum, até para garantir a sustentabilidade do planeta”.

Para o professor Tai Hsuan-An, foi uma emoção saber que suas obras foram parar nas mãos do papa. “Fiquei muito emocionado, me sentindo muitíssimo honrado e feliz. Ao escolher minhas obras para presentear o papa, significa que a reitora deu valor à minha arte, à essa série que tem também o valor científico por retratar as graciosas aves do Cerrado, em detalhe, movimentos, cores características, com precisão, dando vida a essas vidas silvestres”, disse.

Há décadas o artista Tai Hsuan-An se dedica ao estudo e à pintura da biodiversidade do Cerrado. Atualmente Tai está finalizando o projeto de pintar, com detalhes e minúcias técnicas, todas as 87 espécies dessa família de aves. 

A produção da obra exige pesquisas, estudos e habilidades técnicas para representá-las em diferentes composições artísticas, mantendo a fidelidade da representação realística das suas características e movimentos.  As obras são realizadas por meio do aplicativo Procreate e reproduzidas por impressão Fine Art em papel de algodão.

A reitora e padre David estiveram em Roma participando do Congresso de Pastoral Universitária. “O congresso trouxe um tema bem interessante: ‘Rumo a uma visão poliédrica’, que apresenta uma visão mais abrangente sobre as juventudes universitárias, em especialmente para a pastoral universitária das universidades católicas. Essa visão de uma realidade complexa que a juventude hoje enfrenta”, disse Olga.

Fonte: A Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *