A reserva, que pode ser vista do espaço, teve início em 1920, quando os primeiros garimpeiros chegaram à região de Cristalina, em busca dessa reserva natural
Reserva de minerais, em Cristalina | Foto: Reprodução/Sentidosdoviajar
Goiás tem hoje a maior reserva de silício do mundo, localizada na cidade de Cristalina, a 270 km da Capital. O município, conhecido como a Capital Mundial do Cristal, possuiu uma grande jazida de cristal que se estende por mais de 40km, com profundidade de até 100 metros e mais de 800 mil tonelada.
A reserva, que pode ser vista do espaço, teve início em 1920, quando os primeiros garimpeiros chegaram à região de Cristalina, em busca dessa reserva natural. A cidade também é conhecida por abrigar uma das maiores reservas de cristais lemurianos do mundo, um mineral raro encontrado na África do Sul, índia e Malásia.
A exploração, no entanto, só teve início após a Segunda Guerra Mundial quando se descobriu que o mineral era essencial na fabricação de eletrônicos, satélites e instrumentos hospitalares. Desde então, a cidade se consolidou como a principal fornecedora de silício no mundo.
8 milhões de toneladas por ano
Hoje, a produção de silício no mundo gira em torno de 8 milhões de toneladas por ano. Somente o Brasil é responsável por cerca de 15% dessa produção, principalmente pela produção de quartzo de alta pureza. Apesar da sua capacidade de produção de silício, o local está sendo desativado gradualmente como forma de preservar o local e dar mais espaço para o turismo.
Além do mais, a cidade é um dos maiores mercados de artesanato mineral, gemas e joias do Brasil. No município é possível encontrar, além dos cristais, peças em ouro, prata, ametistas, águas-marinhas, topázios, rutilos, urmalinas, amazonitas e esmeraldas, além de designs em macramê e carbochon.
Além do encanto dos cristais, conta com muitos outros atrativos, como ecoturismo e garimpos seculares. Muitos místicos visitam a cidade por considerá-la o ponto de equilíbrio do mundo pelo magnetismo de seu solo. É a cidade mais alta do Estado e tem um dos céus mais limpos do Brasil, que facilita a observação de fenômenos astronômicos.
O município se destaca ainda na produção agropecuária, desde a soja, milho e café, até batata, cebola, alho, tomate, feijão e frutas. A cidade ostenta ainda a maior área irrigada do País, cobrindo cerca de 80 mil hectares, o que possibilita a produção de até três safras por ano.
FONTE: JORNAL OPÇÃO