Rodovia da morte: obras de duplicação da BR-080 devem iniciar em novembro

O anúncio foi feito durante reunião que contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Informação foi confirmada pelo deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF)

Obra aguardada com ansiedade pelos moradores de Brazlândia, a duplicação da BR-080 — conhecida como “rodovia da morte” — deve sair do papel. Nesta terça-feira (24/10), o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) disse que, durante reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o anúncio foi feito para o mês de novembro.

“Estive agora no gabinete do ministro dos Transportes, Renan Filho, que acabou de anunciar a contratação da empresa que fará a duplicação da BR-080, pista que faz a ligação da região de Brazlândia, única que não é ligada por via dupla ao Plano Piloto”, disse Prudente, durante discurso na Câmara dos Deputados.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também esteve presente no encontro e comentou sobre o andamento do projeto. “Foi o único pedido que eu fiz para o presidente, a inclusão (da duplicação da BR-080) no PAC. E, graças a Deus, fomos atendidos pelo presidente Lula”, comemorou. A BR-080 é a única saída do DF que ainda não é duplicada e já registrou diversos acidentes de trânsito. A medida beneficiará 80 mil motoristas diariamente, de acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF).

Após a reunião, Renan Filho falou sobre as expectativas para o início dos trabalhos. “Estamos com quase tudo pronto, faltando apenas o licenciamento ambiental, que deve sair nos próximos dias, para, no mês de novembro, dar a ordem de serviço, que marca o início da obra, que será muito importante para Brazlândia e todo o DF”, ressaltou o ministro.

A obra custará cerca de R$ 315 milhões aos cofres do governo federal e deve ser concluída em 36 meses, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A primeira etapa da obra vai do entroncamento com a DF-001, em Taguatinga, até a divisa com o estado de Goiás, totalizando 24 km, ainda segundo a autarquia.

Também participaram da reunião, realizada no Ministério dos Transportes, o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo e o deputado distrital Iolando (MDB).

Fonte: Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *