Aeronaves carregadas de drogas tinham como destino cidades goianas e paulistas, onde eram disseminadas por meio terrestre
Helicóptero apreendido pela PF em Bela Vista de Goiás | Foto: divulgação/PF
A Polícia Federal (PF) apreendeu mais um helicóptero durante uma nova investida contra uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual e internacional de drogas, nesta quinta-feira, 16. O grupo também é investigado por lavagem de dinheiro e homicídio doloso.
A aeronave foi retirada de circulação durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, em Bela Vista de Goiás. Ao longo das investigações, nove helicópteros foram apreendidos. A primeira operação contra o grupo foi deflagrada no dia 22 de fevereiro deste ano.
Conforme a PF, os traficantes se dedicavam ao tráfico de drogas interestadual e internacional por meio de helicópteros. Eles usavam as cidades de Paraguaçu Paulista (SP) e Anicuns (GO) como “ponto de logística” para reabastecimento de combustível.
Nestes locais, também faziam a retirada e a distribuição de parte da droga que, por via terrestre, chegava a grandes cidades. Os investigados utilizavam um modal aéreo para, por meio da popularmente conhecida como “rota caipira”, transportar ilicitamente grandes quantidades de drogas.
Rota caipira
A rota caipira é a via que começa na fronteira do Brasil com países produtores de drogas, como Colômbia, Bolívia e Peru, e segue pelo interior do país até o Sudeste. De lá, parte dessa droga sai para o Porto de Santos e uma outra parte sobe até estados do Nordeste, onde ela vai ter um consumo final e também seguirá para regiões de portos.
FONTE: JORNAL OPÇÃO