Sabatina do Mais Goiás: Mabel promete recuperar o Centro e tirar todos moradores das ruas

Candidato Sandro Mabel foi sabatinado pelos jornalistas do Mais Goiás, Ana Paula Bellini, Francisco Costa e Domingos Ketelbey

Sandro Mabel foi sabatinado pelo Mais Goiás nesta quarta-feira (23/10). Foto: Jucimar de Sousa

O candidato a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, foi sabatinado pelo Mais Goiás nesta quarta-feira (23/10), e prometeu recuperar o Centro da capital, além de tirar todos os moradores de rua da cidade. A entrevista aconteceu por volta das 11h30, e foi mediada pela jornalista Ana Paula Bellini, com a participação dos repórteres de política Francisco Costa e Domingos Ketelbey, em um estúdio localizado no Parque Amazônia. Mabel teve dois minutos para responder cada pergunta, que girou em torno de eixos como, mobilidade, segurança pública, saúde e outros.

Durante a entrevista, o candidato afirmou que o Centro é um bairro que precisa ser revitalizado. Ele pontuou que hoje há vários prédios desocupados na região e o bairro já teve 15 mil habitantes, e agora tem apenas 9 mil moradores. “Temos que arrumar os prédios, criar novas unidades habitacionais. O Centro mudou. Hoje ninguém sai das periferias para ir adquirir produtos ou resolver problemas no Setor Central. Hojé é um bairro que tem que ser revitalizado. Temos que trazer atrações, e uma das ideias é tornar o Jóquei Clube um palácio da cultura e dos games, além organizar a questão dos estacionamentos e garantir a segurança da região”, disse.

Questionado sobre a promessa de tirar todos os moradores de rua de Goiânia em um ano, o candidato a explicou que vai criar um centro para tratar de circunstâncias específicas de cada pessoa nessa situação, com apoio da Federação das Indústrias (Fieg), MInistério Público e OAB.

“São 3,6 mil pessoas de rua. Tenho conversado com pessoas que trabalham com esse assunto, e cada caso é um caso. Tem o morador de rua que tem um cachorro, por exemplo, então não podemos separá-los. Há outros que querem voltar para cidades de onde vieram. Vamos criar um centro rápido para atender essas situações específicas”, comentou ao afirmar que considera indigno viver em situação de rua e que pretende cuidar dessas pessoas.

Mobilidade

Com relação ao tema mobilidade, o candidato Sandro Mabel pontuou que pretende garantir fluidez ao trânsito de Goiânia, principalmente nos horários de pico. Segundo ele, uma das propostas é fazer com que o BRT funciona igual a um metrô. Ele afirmou que usará sua capacidade de gestão e articulação para solucionar entraves burocráticos e financeiros. “O jeito Sandro de administrar é ir para cima e fazer. Eu fui à Brasília para destravar esse BRT ainda na gestão Paulo Garcia. Hoje o BRT não adianta muito, porque ele é lento e para em todos os entroncamentos. Ele tem que andar igual metrô, vamos fazer o transporte coletivo conversar com sinaleiros”, destacou.

Além disso, o candidato do União Brasil pontuou que vai liberar a conversão à direita nas ruas de Goiânia mesmo com sinaleiro fechado. De acordo com ele, isso será feito em 532 cruzamentos. “Isso já acontece em várias outras cidades, mas ninguém teve a coragem de fazer isso em Goiânia. Pode melhorar muito, por exemplo, o trânsito na avenida Mangalô. Porque senão o trânsito não anda”, disse na sabatina promovida pelo Mais Goiás.

Mabel também afirmou que vai autorizar que motociclistas andem em faixas exclusivas de ônibus. O objetivo, segundo ele, é dar fluidez ao trânsito da capital. “Aqui a faixa de ônibus ocupa 40% da via, uma via de 8 metros, como a Av. 85. O tempo de ociosidade é grande. 80% do tempo não tem ônibus passando. Vamos passar os motociclistas para as faixas de ônibus porque eles sempre andam mais rápidos do que o transporte coletivo”, disse.

Para ele, a medida vai contribuir para a reduzir no número de acidentes envolvendo motociclistas, além de permitir que os carros andem mais rápido nas demais faixas.

Botões de pânico e construção de hospitais

Ainda durante a entrevista, Sandro Mabel afirmou que pretende equipar botões de pânico nos pontos de ônibus para coibir a violência contra as mulheres. Além disso, ele prometeu incluir internet nas paradas do transporte coletivo.

“Conectividade não pode ser entrave para denúncias de violência contra a mulher. Vamos propor planos de internet gratuitos para conseguir uma forma de deixar todas as mulheres conectadas. A regra será colocar um aplicativo para coibir essa violência. Sobre os pontos de ônibus, operadores do transporte coletivo vão instalar câmeras e toda uma melhoria para esses abrigos. Vamos incluir câmeras, botões de pânico e outros recursos. Temos que cuidar melhor das mulheres, preservar suas vidas. Minha vice é da segurança pública, conhece bem essa realidade”, comentou.

O candidato também defendeu a ideia de implementar um Hospital Geral Municipal. Segundo ele, a maior parte da infraestrutura de saúde funciona mal. “Vamos fazer um mutirão grande para não deixamos nada parado. Temos que mudar isso. Sobre o Hospital, temos que colocar primeiro as 122 unidades de saúde ativas em Goiânia. Cais precisam ser aumentados, o fluxo de pessoas é muito grande. As pessoas também precisam fazer exames no mesmo local. Tudo tem que ser perto. A prioridade é essa. Quando tudo estiver andando, vamos analisar a possibilidade de fazer até dois hospitais na região Noroeste”.

Rebateu adversário

Mabel rebateu o adversário Fred Rodrigues em três oportunidades. Primeiro, o empresário que, ao contrário do que tentaram divulgar, ele não tem preguiça e dorme pouco. “Eu nunca vivi uma vida sossegada, durmo três horas a três horas e meia toda noite. Hoje eu consigo dormir umas cinco horas. Agora, não me lembro o dia em que dormi depois do almoço. Meu dia tem de 19 a 20 horas acordado. Tenho uma capacidade de recuperação de sono muito boa. Dormindo de três a quatro horas, como está sendo na campanha, já basta. Além dos eventos de rua, eu tenho estudado em casa até 1h da manhã. Então, você pode me chamar de tudo, menos de preguiçoso”.

Em um segundo momento, ele alfinetou o candidato do PL em razão da falta de propostas para as mulheres. “Além de colocar uma mulher na nossa vice, uma coronel da Polícia Militar, nós temos propostas sérias para mulheres. Temos 30 propostas que visam atender esse público. Citamos a palavra mulher no plano de governo quase 50 vezes. Nosso concorrente tem uma proposta e citou a palavra duas vezes em 70 páginas”.

Ainda durante a entrevista, ele esclareceu supostos boatos de que não tem bom relacionamento com o governador Ronaldo Caiado. “Seu eu tivesse problema com o governador Caiado, ele não teria me escolhido. Eu não tinha interesse, estava na Fieg e ele foi me buscar. Temos uma relação boa de muitos anos”, sinalizou.

Mabel disse que ele e o governador tiveram rusgas no período da pandemia, porque Caiado pensava como médico e ele como operacional da cidade. “Nós tínhamos a missão de salvar vidas, mas pensávamos diferente. Tinha um estresse, uma tensão danada na época. Agora ele me disse que Goiânia precisava de um gestor e que eu era a melhor opção”, finalizou.

Por fim, Mabel disse que Fred Rodrigues mentiu sobre ter diploma. “Um candidato que tem experiência”, e outro que mentiu que tem diploma, e nem diploma tem”. O candidato do UB se referia à notícia, veiculada no Mais Goiás, de que a Pontifícia Universidade de Goiás (PUC-GO) negou a informação dada por Fred Rodrigues (PL) à Justiça Eleitoral de que tinha diploma de Direito pela instituição. Horas depois, Fred disse que fará a correção do seu registro de candidato.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *