Saiba quais jogadores brasileiros podem brilhar na Champions League desta temporada

Principal competição de clubes da Europa começa nesta terça-feira (16/9) e promete ter jogadores brasileiros entre os melhores jogadores

(Reprodução/vinijr)

A UEFA Champions League 2025/2026 está prestes a começar e o Brasil surge mais uma vez como um dos principais “exportadores” de atletas para a competição. Por mais que esteja fora da Europa, o Brasil é quarto país com mais jogadores campeões da competição com 58 atletas vencedores, atrás apenas de Espanha (1º), Itália (2º) e Inglaterra (3º). Para edição deste ano, que começa na próxima terça-feira (16/9), o Portal LeoDias listou alguns nomes que podem brilhar este ano.

Os nomes mais óbvios para se começar esta lista são do quarteto brasileiro do Real Madrid: Vinícius Jr.; Rodrygo; Éder Militão; e Endrick. Da lista, apenas a promessa do Palmeiras ainda não conquistou a “orelhuda” com a camisa merengue. Os outros três, inclusive, já são bicampeões do torneio, tendo conquistado em 2021/2022 e 2023/2024. Nas duas vezes, Rodrygo e Vini Jr. foram dois dos principais destaques da equipe espanhola.

Em 2022, Vini Jr. fez o gol decisivo contra o Liverpool para selar o 14º título merengue na Champions League. No entanto, na fase de semifinal quem brilhou foi Rodrygo, que marcou duas vezes na histórica “remontada” do Real Madrid contra o Manchester City. Em 2024, Rodrygo foi importante também, mais uma vez contra o Manchester City, dessa vez nas quartas de final. Vini voltou a marcar na final, desta vez contra o Borussia Dortmund, mas foi decisivo também contra o Bayern na semifinal marcando dois gols em Munique.

Militão foi titular e um dos pilares do sistema defensivo em 2021/2022. Já na Champions de 2023/2024 quase não jogou devido a uma grave lesão. Recuperado de outra lesão grave, Militão voltou a ser titular e busca a redenção com a camisa merengue visando garantir a presença na Copa do Mundo de 2026. Endrick começou sua trajetória com o Real Madrid em 2024/2025 e jogou poucos jogos na campanha que a equipe espanhola acabou eliminada nas quartas de final. O jovem ainda busca seu espaço no ataque madridista em meio a recuperação de uma lesão.

O Brasil também está representado no atual campeão da Champions League, o Paris-Saint Germain. Remanescentes do título da temporada passada, os zagueiros Beraldo e Marquinhos tentam repetir o feito e ajudar o PSG a ser bicampeão.

Considerado um dos principais jogadores do time e um dos melhores defensores da Europa, Marquinhos é titular, capitão e o principal pilar do sistema defensivo da equipe treinada por Luis Enrique. O brasileiro jogou todas as 16 partidas do PSG na última Champions e foi o responsável por levantar o troféu. Já Beraldo, reserva, busca ganhar seu espaço na equipe parisiense, sendo um importante jogador de rotação quando Marquinhos ou William Pacho, equatoriano, também titular, são desfalques.

Após brilhar na temporada de 2024/2025 e ser indicado como um dos concorrentes do prêmio Bola de Ouro do atual temporada, Raphinha vem em busca de corrigir a principal, frustração do Barcelona na UEFA Champions League: a eliminação nas semifinais para a Inter de Milão.

Na temporada passada, o brasileiro contribuiu com 21 participações em gols (13 gols e 8 assistências) na Champions League, ficando atrás apenas de Cristiano Ronaldo com 22 participações (17 gols e 5 assistências) em 2013/2014.

Agora, ao lado de um Lamine Yamal mais experiente, e Robert Lewandoski, o brasileiro busca liderar o Barcelona atrás de um título que não conquista há 11 temporadas.

O Arsenal é uma das poucas equipes consideradas “grandes” do futebol Europeu que nunca conseguiu conquistar um título da Champions League. Com elenco reforçado, com a chega de Gyokeres e Zubimendi, o time de Londres vem em busca de um título inédito após eliminação frustrante contra o PSG na semifinal da temporada passada.

No elenco, os brasileiros (e titulares) Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli são duas peças-chave do Arsenal na busca pelo título. Outro “Gabriel” que poderia estar incluído na lista é Gabriel Jesus, no entanto, atacante brasileiro acabou não sendo inscrito na lista final para a competição e deve ser negociado no meio da temporada.

Na Copa do Mundo de Clubes, o Chelsea surpreendeu a todos a conquistar o torneio em cima do PSG com um sonoro 3 a 0 na final. Dentre os destaques esteve o atacante brasileiro João Pedro, que além de marcar na decisão, também foi o responsável por fazer os dois gols e acabar com o sonho do Fluminense, seu clube de origem, nas semifinais.

Outro brasileiro que chegou recentemente ao Chelsea foi Estêvão, ex-Palmeiras, que, em pouco tempo, já conquistou sua vaga no time titular treinado por Enzo Maresca. Mesmo não sendo cotado como um dos principais favoritos ao título, o Chelsea possui um elenco promissor e pode surpreender na Champions League assim como foi no Mundial de Clubes.

Outro nome que chegou ao elenco do Chelsea nessa temporada é Andrey Santos, que após passar por alguns clubes europeus por empréstimo, voltou aos Blues para ganhar seu espaço. Reserva do meio-campo, Andrey tem aproveitado bem os minutos em campo e pode ser bastante utilizado pela equipe inglesa na competição.

Outros nomes para ficar de olho

  • Richarlison (Tottenham)
  • Bruno Guimarães (Newcastle United)
  • Caio Henrique (Monaco)
  • Vanderson (Monaco)
  • Rodinei (Olympiacos)

FONTE : PORTAL LEO DIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *