Após o Carnaval, presidente embarca para Índia e Ásia acompanhado de ministros
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será acompanhado de uma comitiva de ministros em sua segunda viagem internacional deste ano. Depois de ir ao Panamá, Lula embarca para Nova Delhi, na Índia na noite da terça-feira (17/2) de Carnaval, . Em seguida, no domingo seguinte (22/2), o presidente segue para Seul, capital da Coreia do Sul.
Na missão, o presidente será acompanhado de, pelo menos, dez ministros, entre eles, Mauro Vieira (Relações Exteriores); Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); Camilo Santana (Educação); Frederico Siqueira (Comunicações); Alexandre Padilha (Saúde); Esther Dweck (Gestão e Inovação) e Márcio França (Empreendedorismo). Os ministros marcarão presença em diferentes eventos previstos no roteiro da viagem.
Como a coluna de Milena Teixeira, do Metrópoles, mostrou, a comitiva contará ainda com a presença de alguns parlamentares, como o Pedro Uczai (SC), líder do PT na Câmara dos Deputados e Clodoaldo Magalhães (PV-PE).
Viagem à Ásia
Esta será a segunda viagem internacional de Lula neste ano. No final de janeiro, o petista esteve no Panamá, onde firmou uma série de acordos para reforçar e facilitar investimentos entre os dois países.
Na Índia, Lula participará da Cúpula de Impacto da IA nos dias 18 e 19 de fevereiro, promovida pelo governo indiano, a convite do primeiro-ministro do país, Narendra Modi. O petista também fará uma visita de Estado e participará do Fórum Empresarial Brasileiro, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex), além da inauguração do escritório da Apex em Nova Délhi.
Na cúpula, outras autoridades internacionais devem estar presentes, como o presidente da França, Emmanuel Macron; o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez; e o Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres.
FONTE : METRÓPOLES
