Sâmia e Contarato vencem Prêmio Congresso em Foco; parlamentares de esquerda dominam premiação

Maioria dos eleitos e eleitas faz parte da bancada progressista, em resultado oposto ao do ano passado

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e o senador Fabiano Contarato (PT-SP) foram escolhidos como os melhores parlamentares do país no Prêmio Congresso em Foco. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (21), em evento em Brasília. A deputada foi eleita, ainda, a melhor da Câmara por um júri com 25 profissionais de imprensa que cobrem o dia a dia do Congresso Nacional.

Sâmia, que está em seu segundo como deputada, se notabilizou pela postura aguerrida em embates diretos com parlamentares de direita e extrema-direita. Seu mandato, feminista, atua em busca da igualdade de gênero. Também trabalha em prol da educação pública, do direito à moradia, da segurança alimentar e de outras pautas relevantes no campo dos direitos humanos. Teve atuação destacada na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou as atividades do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Professor de direito ex-delegado de Polícia Civil, Contarato foi o primeiro parlamentar declaradamente homossexual eleito para o Senado, em 2018, então pela Rede Sustentabilidade. No Congresso, fez forte enfrentamento ao bolsonarismo e exerceu papel marcante na CPI da covid. Filiado ao PT desde 2021, ele foi o autor do Projeto de Lei (PL) que garantiu o piso salarial para profissionais da enfermagem.

A lista de vencedores e vencedoras do Prêmio Congresso em Foco neste ano foi dominada por parlamentares do campo progressista. Dos 25 deputados e deputadas eleitos pelo voto popular para os melhores da Câmara, 22 são de esquerda. Já entre os 15 senadores e senadoras com mais votos, a esquerda teve nove. Cenário bem diferente do de 2022, quando a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e o senador Marcos Rogério (PL-RO) lideraram as votações.

Outro destaque foi a forte presença feminina na lista das deputadas: 13 delas foram eleitas na lista de 25. No caso do Senado, foram cinco mulheres e dez homens. A votação popular, realizada pela internet, aconteceu entre 7 e 31 de agosto, e contou com fiscalização da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

As duas categorias especiais da premiação também tiveram vitórias de parlamentares de esquerda. O deputado Nilto Tatto (PT-SP) foi vencedor na categoria “Defesa do Clima e Sustentabilidade”, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Já a deputada Dandara (PT-MG), venceu em “Defesa da Educação”, promovida pelo Instituto Todos pela Educação. Essas duas votações foram feitas por um júri especial, com representantes do terceiro setor, das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica e do próprio Congresso em Foco.

Fonte: BDF 20 ANOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *