A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) garante que, mesmo com o alto índice de casos de Covid-19 nas primeiras semanas de janeiro deste ano, o Estado não registrará aumento de internações e óbitos como em 2020 e 2021. O que leva a SES a confiar no prognóstico é o fato de haver vacinas e de boa parte da população já ter se imunizado.
Além disso, de acordo com a pasta, o monitoramento tanto para Covid-19 quanto para outras doenças é feito de forma constante pelas equipes técnicas da Superintendência de Vigilância em Saúde.
Em janeiro de 2024, Goiás registrou mais de 4 mil novos casos de Covid, segundo os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde. A terceira semana foi considerada o pico da doença com 1.635 casos confirmados.
Em nota, a SES-GO disse que mesmo diante do aumento da doença, o quantitativo é menor do que o verificado no mesmo período de 2023. De acordo com a pasta atualmente o estado tem 5.967 casos confirmados e 12 mortes registradas. Neste mesmo período em 2023, já haviam sido verificados 28.326 casos com 73 mortes.
Após o aumento de casos registrados, municípios goianos estão cancelando o Carnaval. Depois de Guapó e Itapuranga, prefeituras de Petrolina de Goiás e São Francisco de Goiás também decidiram não realizar o evento.
Como já adiantado pelo Mais Goiás, a decisão foi tomada em conjunto entre as duas gestões municipais. Por causa da distância entre uma cidade e outra, que é de apenas 22 km, a preocupação das prefeituras é que caso uma delas seguisse com as festividades, a possibilidade de visitantes no município em que ocorresse a folia seria grande.
E segundo a prefeitura de Petrolina de Goiás a medida tem como objetivo proteger a saúde da população, assim como reduzir o número de casos nos municípios.
Aumento de casos em período de Canarval
O aumento de casos de Covid-19 em Goiás já é registrado desde o final do ano passado. Só em dezembro de 2023 foram notificados 1,2 mil casos da doença.
De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás Flúvia Amorim, desde o início da pandemia em 2020, a pasta observa que o aumento de casos da doença acontece nos primeiros meses do ano, ou seja, em época de Carnaval. ”Isso vem se tornando uma rotina em relação à Covid”, destaca Flúvia.
A superintendente explica que assim como a gripe, a Covid-19 é uma doença de transmissão respiratória e reforça a importância da vacina e chama atenção para grupos mais vulneráveis.
”A vacina contra Covid-19 está disponível nos postos de vacinação e eu chamo atenção para grupos mais vulneráveis, como idosos, pessoas imunossuprimidas e crianças. Estes grupos tem uma chance maior de agravar, assim como a gripe”, alerta Amorim.
Esquema vacinal
Flúvia Amorim explica que mesmo se uma pessoa vacinada se contaminar novamente, ela tem a chance de ter a forma grave da doença reduzida.
Portanto, a superintendente destaca que os imunizantes estão disponíveis para todos os grupos, assim também para quem não iniciou o esquema vacinal e para quem começou mas ainda não completou.
FONTE:MAIS GOIAS