Público interessado poderá tirar dúvidas, iniciar procedimento de investigação de paternidade e regularizar o registro de nascimento das 10h às 17h, de forma gratuita. Parceria é da Promotoria de Justiça de Defesa da filiação com JK Shopping
Um mutirão para reconhecimento de paternidade ocorre, nesta quarta-feira (6/12), para a comunidade de Ceilândia e Taguatinga. A iniciativa, realizada pela Promotoria de Justiça de Defesa da Filiação (Profide), é uma parceria com o JK Shopping, que recebe o evento.
Crianças, adolescentes e adultos que não tenham o nome do pai na certidão de nascimento serão atendidos gratuitamente das 10h às 17h. Quem comparecer ao stand da Profide poderá tirar dúvidas e iniciar o processo de reconhecimento de paternidade. Para iniciá-lo, basta levar documento de identidade e informações sobre o suposto pai. É possível participar mesmo que o pai esteja preso, more fora do DF ou tenha morrido.
No shopping, terá um laboratório no local para realizar exames de DNA nos casos em que haja dúvida sobre a paternidade. Se não for possível coletar o material genético no momento, a Profide pode iniciar o procedimento para que o exame seja feito em seguida.
Regularização do registro
O evento também vai proporcionar a regularização do registro de nascimento por meio do reconhecimento voluntário de paternidade, quando o pai tem conhecimento da existência do filho, mas por algum motivo, deixou de registrar na época do nascimento.
Nesses casos, o pai deve levar os documentos dele e do filho, além de comparecer, preferencialmente, com a mãe da criança. Com a assinatura de um termo, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) irá providenciar para que a nova documentação seja expedida, sem custos para a família.
A equipe da Profide vai atender o público no Piso L2 do JK Shopping. Quem não puder comparecer ao mutirão pode entrar em contato com a Profide pelo formulário eletrônico, pelo e-mail paternidade@mpdft.mp.br ou pelo celular (61) 99363 5627.
O contato também pode ser feito pelos telefones: (61) 3343-9557 / 3343-9964/ 3343-9876.
Fonte: Correio Braziliense