
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) inaugurou, nesta quarta-feira (19), a revitalização e a modernização do Fórum de Formosa, a 25ª obra entregue pelo presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim. A iniciativa reforça o compromisso da atual gestão em implantar práticas sustentáveis, ampliar a acessibilidade e elevar o padrão de qualidade dos fóruns em todo o estado. A cerimônia foi acompanhada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus da Costa Ferreira, e de diversas autoridades do Sistema de Justiça e do município.
Durante a cerimônia, o presidente Leandro Crispim destacou a consolidação do ciclo de modernização promovido pelo Tribunal. “A entrega da 25ª revitalização confirma um movimento sólido e contínuo que se expande por Goiás”. Ele afirmou que a renovação física das unidades impacta diretamente na qualidade do atendimento. “Um espaço bem estruturado favorece a escuta, facilita o trabalho das equipes e aumenta a confiança da comunidade na seriedade da instituição”.
Leandro Crispim ressaltou ainda que as revitalizações espalhadas pelo estado confirmam o desejo de aproximar a administração da realidade de cada região. “Formosa se integra a esse movimento com força própria, fortalecendo o conjunto de entregas que marca este biênio”, acrescentou.
O corregedor-geral de Justiça, Marcus da Costa Ferreira, que já atuou como juiz na comarca, ficou emocionado ao relembrar sua trajetória na cidade. “Me lembro quando fazia júri no salão da AABB e hoje temos dependências fantásticas, modernas e preparadas, que demonstram a pujança que Formosa ganhou”. Ele ainda celebrou o acolhimento que ele e sua família receberam no município e elogiou a gestão de Leandro Crispim. “O presidente zela do nosso Poder Judiciário como um filho zela de seus pais”.
Para a diretora do Foro da comarca de Formosa, juíza Marcela Sampaio Santos, a entrega das obras representa “o compromisso do Tribunal de Justiça com a valorização dos servidores, magistrados, sobretudo com o jurisdicionado, porque vai encontrar aqui um ambiente acolhedor, mais moderno e mais seguro e acessível”.
O presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Formosa, Leoson Carlos Rodrigues, reforçou a importância das obras do Fórum e enalteceu a parceria entre a advocacia e o Judiciário. “A presença expressiva dos advogados aqui demonstra a unidade e a força da advocacia formosense, além do compromisso da instituição com o fortalecimento da justiça no município”.
Servidora da Unidade de Processamento Judicial (UPJ) Cível, Ediene de Souza Duarte disse que as melhorias refletirão diretamente na qualidade do atendimento prestado à população. “Trabalhar num espaço acolhedor reduz a sensação de estar longe de casa e melhora a rotina dos servidores. Com certeza o usuário será beneficiado, por encontrar um ambiente adequado e convidativo”, observou.
Homenagem
Durante a solenidade, foi descerrada a placa do Juizado Especial Cível e Criminal de Formosa, que homenageia o ex-presidente do TJGO, desembargador Homero Sabino de Freitas, falecido em outubro de 2022. Presente ao evento, o juiz Aldo Sabino, da comarca de Goiânia e filho do magistrado, agradeceu a honraria e ressaltou o vínculo de sua família com a cidade. “Formosa não marcou apenas a história profissional de meu pai, mas a nossa vida familiar. Foi aqui que ele conheceu minha mãe e constituiu sua história. Por isso, temos um carinho especial por esta cidade, por seu povo e pelo que ela representou para nós. Se ele estivesse aqui, certamente diria o mesmo: devemos muito a esta comarca”.
Modernização estrutural
Entre as melhorias realizadas no Fórum de Formosa, destacam-se a padronização das cores das fachadas, visando a criação de imagem institucional do TJGO; a instalação de painéis de brise e painéis ventilados em ACM, que garantem conforto térmico, menor consumo de energia e segurança antichamas. A área externa recebeu nova pintura das vagas, paisagismo renovado e infraestrutura para futuros carregadores de veículos elétricos.
Internamente, o prédio ganhou novo porcelanato, reforma total dos sanitários, aprimoramento do sistema de climatização com 13 novos aparelhos de ar-condicionado, além da criação de mais um gabinete de magistrado, ampliando a capacidade de atendimento. A usina solar fotovoltaica no telhado foi reformada e reinstalada e voltou a operar normalmente.
As melhorias incluem ainda substituição das coberturas por telhas termoacústicas, atualização da comunicação visual e adequação de acessibilidade em rampas e calçadas, reforçando a modernização da comarca e o compromisso da atual gestão com espaços judiciais mais eficientes e acolhedores.
Presenças
Também participaram da inauguração, a promotora de Justiça da comarca de Formosa, Bruna Lucas Amadeu; os juízes da comarca de Formosa, Pedro Piazzalunga Césário Pereira, Marcelo Alexander Carvalho Batista, Paulo Henrique Silva Lopes Feitosa, André Luiz Figueiredo Ligório, Eduardo de Agostinho Ricco e Heron José de Castro Veiga; a procuradora do município de Formosa, Lucilene Costa, que representou a prefeita Simone Ribeiro; o presidente da Câmara Municipal de Formosa, Filipe Vilarins Lacerda; o prefeito de Planaltina de Goiás, Cristiomário Medeiros; o prefeito de Cabeceiras, Jacó Rotta; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro; a diretora de Engenharia e Arquitetura do TJGO, Cybelle Saad Sabino; a diretora administrativa do TJGO, Tatiana Rodrigues; o chefe do Gabinete Militar do TJGO, coronel Dalbian Guimarães; a esposa do presidente do TJGO, Luciene Camargo; a esposa do corregedor-geral da Justiça, Neila Machado; representantes da Polícia Militar, servidoras e servidores da comarca.
(Texto: Karinthia Wanderley / Fotos: Agno Santos – Centro de Comunicação Social do TJGO)
FONTE : PODER JUDICIARIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIAS
