Ator morreu em sua casa em Los Angeles
(Foto: Divulgação)
Tony Todd, o prolífico ator mais conhecido por seu trabalho nos filmes de terror “Candyman” e “Premonição”, morreu aos 69 anos.
O amado artista morreu em sua casa em Los Angeles em 6 de novembro, disse seu empresário Jeffrey Goldberg à Entertainment Weekly. “Posso confirmar com pesar que meu querido amigo e cliente de mais de 30 anos Tony Todd faleceu”, disse Goldberg. “Que homem incrível, e sentirei sua falta todos os dias.”
“Isso é devastador”, disse Nia DaCosta, que dirigiu Todd na sequência de “O Mistério de Candyman” de 2021, à EW em um comunicado. “Tony era uma pessoa incrivelmente calorosa, generosa e atenciosa, que era tão apaixonado por seu trabalho, especialmente por incorporar Candyman. Foi uma honra trabalhar com ele, mesmo que brevemente, e uma memória que sempre guardarei com carinho. Perdemos um ícone, e muito jovem, mas como qualquer verdadeiro ícone, seu trabalho ficará conosco para sempre.”
Colman Domingo, que estrelou ao lado de Todd em Candyman, de DaCosta, postou uma foto do falecido ator em seu stories do Instagram com a legenda: “Obrigado, Candyman”.
COMEÇO DA CARREIRA
Nascido em dezembro de 1954 em Washington, D.C., e criado em Hartford, Todd estudou na Universidade de Connecticut, no Eugene O’Neill National Actors Theatre Institute, no Hartman Conservatory e na Trinity Repertory Company enquanto aprimorava sua arte.
O primeiro filme de Todd foi o drama de guerra de Oliver Stone, vencedor do prêmio de Melhor Filme em 1986, “Platoon“, no qual ele interpretou um sargento ao lado de um elenco que também incluía Charlie Sheen, Keith David, Willem Dafoe, Tom Berenger e Johnny Depp. Foi aqui que Todd dividiu a tela pela primeira vez com Forest Whitaker, a quem ele considerava um bom amigo e com quem estrelou o filme biográfico de jazz de Clint Eastwood em 1988, “Bird“, e o filme para TV de 1990, “Criminal Justice“.
Depois de aparecer em episódios de programas como “Anjos da Lei” e “MacGyver” no final dos anos 1980 e desempenhar um papel coadjuvante no filme de 1989, “Meu Mestre, Minha Vida”, Todd conseguiu seu primeiro grande papel principal no cinema no remake de 1990 do clássico zumbi, “Noite dos Mortos Vivos”. O filme deu início a uma década de trabalho abrangente para o ator, incluindo participações especiais importantes nas séries “Star Trek The Next Generation” e “Deep Space Nine“, aparições em programas como “Arquivo x” e “Beverly Hills, 90210“, e papéis coadjuvantes em filmes como “O Corvo” e “A Rocha”, de Michael Bay.
CANDYMAN
O papel mais memorável de Todd veio em 1992, quando ele interpretou a entidade malévola titular em “O Mistério de Candyman” de 1992, o filme de terror seminal baseado em um conto de Clive Barker. A performance de Todd andou na linha entre malicioso e sedutor, usando totalmente como arma sua voz estrondosa e sua estatura imponente de 1,95 m, e o apresentando com um gancho no lugar da mão e uma barriga cheia de abelhas, criando um ícone do terror para todas as eras. Todd reprisou o papel em “Candyman 2: A Vingança” de 1995, “Candyman: Dia dos Mortos” de 1999 e “A Lenda de Candyman” de 2021, dirigido por Nia DaCosta e escrito e produzido por Jordan Peele.
FONTE: MAIS GOIÁS