Trump anuncia tarifa de 50% sobre cobre importado pelos Estados Unidos

via Getty Images

Além disso, a taxa de 50% imposta pelos Estados Unidos ao Brasil entra em vigor a partir de 1º de agosto

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou, nesta quinta-feira (10/7), que vai aplicar uma tarifa de 50% sobre todo o cobre importado pelo país. A divulgação é feita logo após Trump declarar que as exportações de produtos do Brasil para os Estados Unidos agora serão taxadas também em 50%, por meio de carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nessa quarta-feira (9/7).

“Estou anunciando uma tarifa de 50% sobre o cobre, a partir de 1º de agosto de 2025, após receber uma robusta avaliação de segurança nacional. O cobre é necessário para semicondutores, aeronaves, navios, munições, data centers, baterias de íons de lítio, sistemas de radar, sistemas de defesa antimísseis e até mesmo armas hipersônicas, das quais estamos construindo muitas”, escreveu Trump.


Trump, tarifas, Brasil e Bolsonaro

  • Trump tem ameaçado o mundo com a imposição de tarifas comerciais, desde o início do mandato, e tem dado atenção especial ao grupo do Brics e ao Brasil.
  • O presidente norte-americano chegou a ameaçar taxas de 100% aos países membros do bloco que não se curvassem aos “interesses comerciais dos EUA”.
  • Após sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Trump ameaçou aumentar as tarifas sobre exportações brasileiras.
  • Nessa quarta-feira (9/7), o líder norte-americano alegou que o Brasil não está “sendo bom” para os EUA.

Segundo o presidente dos EUA, “o cobre é o segundo material mais utilizado pelo Departamento de Defesa. Por que nossos ‘líderes’ tolos (e sonolentos) dizimaram esta importante indústria? Esta tarifa de 50% reverterá o comportamento irrefletido e a estupidez do governo Biden. Os Estados Unidos, mais uma vez, construirão uma indústria de cobre dominante. Esta é, afinal, a nossa era de ouro”.

A taxa de 50% imposta ao Brasil entra em vigor a partir de 1º de agosto e será cobrada separadamente de tarifas setoriais, como as que atingem o aço e alumínio brasileiros.

Em abril deste ano, o Brasil havia sido atingido pelo tarifaço de Trump, e teve os produtos tarifados em 10%, agora ampliados. Além disso, as taxas norte-americanas de 50% sobre aço e alumínio afetam o país.

FONTE: METRÓPOLES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *