“Tivemos uma ótima reunião”, afirma presidente dos EUA

Foto: Reprodução
Durante encontro na Malásia, o presidente dos EUA Donald Trump elogiou o ‘vigor’ de Lula e parabenizou o presidente brasileiro, que completa 80 anos nesta segunda-feira (27). O encontro também marcou o sinal verde para iniciar negociações sobre tarifas entre Brasil e EUA, com tratativas que devem começar já na próxima semana em Washington, com a presença de uma comitiva brasileira formada por Fernando Haddad, Geraldo Alckmin e Mauro Vieira.
Em entrevista, Trump afirmou: “Não sei se algo vai acontecer, vamos ver. Mas tivemos uma ótima reunião. Quero desejar feliz aniversário ao presidente, ok? Hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e foi muito impressionante.” O elogio ao vigor de Lula chamou atenção, considerando que Trump tem 79 anos, apenas um a menos que o político brasileiro.
A reunião serviu para alinhar o prosseguimento das negociações comerciais. O governo brasileiro busca a suspensão da sobretaxa de 50% sobre produtos exportados pelo país aos EUA, medida considerada um “gesto de boa vontade” caso os americanos aceitem.
Do lado brasileiro, participaram do encontro o chanceler Mauro Vieira, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, e o assessor internacional da Presidência, Audo Faleiro. Representando os EUA estiveram Scott Bessent, secretário do Tesouro, e Jamieson Greer, representante do Comércio, com Marco Rubio ausente nesta segunda
O governo brasileiro considerou o encontro positivo, mesmo sem garantias de que o acordo será fechado imediatamente, destacando o clima amistoso e os elogios de Trump a Lula, reforçando a expectativa de avanços nas próximas rodadas de negociação.
FONTE : MAIS GOIAS
