Vagas para Mais Médicos acima da demanda causam transtorno em Valparaíso

Médicos que foram aprovados nas vagas previstas por edital do programa Mais Médicos estão enfrentando transtornos para conseguir trabalhar. Eles selecionaram Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, como unidade de trabalho, mas foram informados de que, apesar de terem sido contemplados, não poderiam assumir os cargos, uma vez que não há vagas para a região, diferentemente do que consta na convocação.

Uma servidora da Secretaria de Saúde do município chegou a declarar para uma médica, aprovada no programa, que houve erro no edital, de número 13. Ocorre que o equívoco só foi informado à contemplada dois meses depois da publicação e apenas dias antes do prazo final para a entrega da documentação.

Na gravação, obtida pelo portal Metrópoles, a funcionária diz que houve “um erro do município”. “Abriram 41 vagas e não temos essa quantidade. Tive agora uma reunião com o Ministério da Saúde e expliquei para eles o que poderíamos fazer”, disse ela.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Valparaíso declarou que “recentemente aderiu ao Programa Mais Médicos com uma solicitação de 41 médicos”. No entanto, quando se deparar com uma vacância de somente 23 vagas, acionou o Ministério da Saúde para uma solução. “O Ministério da Saúde documentou a informação de que os 18 médicos adicionais serão alocados em um novo local de trabalho até segunda-feira (25/9), assegurando que esses profissionais altamente qualificados possam continuar a servir a população”, informou a secretaria. Já o Ministério da Saúde informou que vai “realocar os médicos não validados por Valparaíso em outros municípios da região”. Contudo, não esclareceu quais seriam esses municípios, pois “as realocações serão discutidas caso a caso”. A pasta disse, ainda, que fará contato com os aprovados a partir de segunda-feira.

Fonte: Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *