A nutricionista Nathali Loyola aconselha adicionar um alimento no café da manhã como forma de amenizar o quadro de gordura no fígado
Quando o assunto é gordura no fígado, o Brasil está em alerta, já que 30% da população sofre com a condição, conforme dados do Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig). Amenizar o quadro requer manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos diariamente.
Segundo a nutricionista Nathali Loyola, a gordura no fígado ocorre em razão do excesso de carboidratos e calorias consumidas, o que desencadeia “uma possível resistência à insulina”. A especialista destaca que alguns alimentos devem ser incluídos nas refeições, sendo um deles no café da manhã a fim de melhorar o quadro.
O fígado tem a função de eliminar toxinas e filtrar o sangue
“É muito importante manter uma dieta equilibrada com comida de verdade, tendo como base legumes, verduras e frutas”, salienta a nutricionista de São Paulo. De acordo com Nathali, alimentos ricos em fibras ajudam “a diminuir a sobrecarga de trabalho no fígado”.
A expert em nutrição sugere consumir aveia, chia, linhaça e outros cereais ao menos uma vez ao dia. De preferência, no café da manhã. Nathali Loyola explica que as opções fontes de fibras favorecem “a modulação do metabolismo da glicose”.
A nutricionista aconselha incluir aveia, chia e linhaça no café da manhã
“Isso faz com que promova uma digestão lenta e ajude a diminuir a sobrecarga de trabalho no fígado”, ressalta a nutricionista.
A especialista esclarece quanto a fibra dispor de “um papel importante em reduzir a lipogênese”, isto é, o processo de transformação dos alimentos em gordura no corpo. Outra vantagem do macronutriente envolve a melhoria do nível de triglicérides, ou seja, as principais gorduras do organismo.
Cansaço, fraqueza, barriga inchada, dor no abdômen e perda de apetite são alguns dos sintomas decorrentes de gordura no fígado
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.