Veja o que se sabe sobre incêndio que matou trabalhadores de usina em Goiás

As causas do incêndio serão investigadas pela Polícia Civil. Cinco trabalhadores morreram por conta das chamas.

Um incêndio matou cinco trabalhadores e deixou outros dois feridos em um canavial usado por uma usina em São Simão, no sudoeste goiano. As informações foram divulgadas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e pela própria empresa (leia abaixo tudo que se sabe sobre o incêndio).

O incêndio aconteceu na quinta-feira (19). Os bombeiros divulgaram que o fogo começou por volta das 15h e se espalhou por conta do vento forte e do calor, que estava em torno de 34ºC. Com isso, funcionários que faziam a colheita da cana acabaram ficando cercados pelas chamas.

O Grupo SAT, que prestava serviços nas terras da usina, usou quatro caminhões-pipa para tentar controlar as chamas. Mas o fogo destruiu a palhada de cana e diversos maquinários usados nos trabalhos, incluindo tratores, caminhões, ônibus e colhedeiras. Segundo a PM, estima-se que o fogo tomou conta de cerca de 400 hectares.

As causas do incêndio serão investigadas pela Polícia Civil. “A apuração vai ajudar a entender se foi um incêndio natural ou criminoso”, explicou o delegado Márcio Henrique Marques de Souza.

]Em nota, o Grupo SAT disse que está contribuindo com as autoridades para esclarecer as causas do incêndio. Destacou, ainda, que vai interromper as operações no local por dois dias, em respeito a todos (veja comunicado completo ao final da reportagem).

A Aguapeí Agroenergia, dona da usina, lamentou as mortes e disse que está disponibilizando apoio integral e irrestrito, neste momento de dor, para as famílias das vítimas fatais e dos feridos. “Essa é a prioridade nesse momento”, disse (veja nota na íntegra ao final da reportagem).

Vítimas
Cinco trabalhadores morreram por conta do incêndio. Veja abaixo quem são as vítimas fatais, segundo a confirmação da Polícia Civil:

José Ilton Francisco Luiz, 45 anos;
Aldo Batista Da Silva, 31 anos;
José Cícero Da Silva, 49 anos;
Arlindo Beto Rodrigues Sobrinho, 46 anos;
Marcos De Lima Souza, 36 anos.
Outros funcionários do local ficaram feridos, mas foram resgatados com vida. Eles foram atendidos, medicados e liberados, segundo a PM.

Entre os trabalhadores que morreram, somente Marcos de Lima Souza chegou a ser levado para um hospital com vida. A PM divulgou que, conforme informações da unidade médica, ele teve mais de 90% do corpo queimado, não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã seguinte (20).

José Ilton Francisco Luiz morava na cidade de Santa Helena de Goiás, no sudoeste goiano e trabalhava como motorista. O irmão dele, Josemar da Costa, contou à TV Anhanguera que a vítima estava feliz porque havia acabado de comprar um caminhão novo.

“Trocou o caminhão dele recentemente por outro veículo. Inclusive, há dois, três dias atrás o caminhão fundiu o motor, ele foi lá e gastou dinheiro, colocou o caminhão para trabalhar, retornou. No dia que ele retornou aconteceu o fato. Infelizmente ele perdeu a vida”, lamentou o irmão de José Ilton.
Liberação dos corpos
Os corpos foram levados para o Instituto de Criminalística de Quirinópolis. Segundo o médico legista Gilberto Bernal Resende, até a tarde desta sexta-feira (20), só dois corpos haviam sido liberados para as famílias.

O processo depende da confirmação da identidade por meio de exames de DNA. Quanto mais a vítima foi impactada pelo fogo, mais a liberação do corpo pode demorar. Com isso, as famílias são obrigadas a esperar mais tempo para se despedir.

“José Ilton e José Cícero são os que têm a identificação mais complexa. Eles terão que entrar em preparo técnico para tentar melhorar a digital que foi consumida pelo fogo”, explica o médico legista.

Nota Aguapeí Agroenergia
Lamentamos informar que, na quinta-feira, dia 19/10, aconteceu um inesperado incêndio nas áreas agrícolas de um dos nossos fornecedores de cana de açúcar, em São Simão, e, em razão de uma rajada de vento, o fogo se alastrou abruptamente.

Cinco colaboradores faleceram. Dois trabalhadores feridos foram hospitalizados, mas já tiveram alta.

Ainda não há mais informações sobre o que efetivamente provocou o incêndio, mas estamos colaborando com as autoridades da melhor forma possível para apuração das causas.

A Aguapei está disponibilizando apoio integral e irrestrito, neste momento de dor, para as famílias das vítimas fatais e dos feridos. Essa é a prioridade nesse momento.

Nota integra Grupo Sat
“Um incêndio ocorrido ontem, 19/10, em um canavial operado pelo Grupo STA, em São Simão (GO), vitimou fatalmente três colegas de trabalho que atuavam no local.

Outro colega foi socorrido ao hospital local e depois de passar por exames, passa bem e já foi liberado para voltar para casa.

Os motivos do incêndio ainda estão sendo investigados. A estrutura da brigada de incêndio esteve no local, com seis caminhões pipa-bombeiro.

Embarcamos na manhã de hoje para São Simão para prestar solidariedade e todo o apoio necessário às famílias enlutadas dos colegas Aldo Batista Da Silva, Arlindo Beto Rodrigues e Marcos De Lima Souza.

Também estamos contribuindo com as autoridades para esclarecer as causas do incêndio.

Em virtude do ocorrido, como forma de respeito a todos, interrompemos nossas operações no local por 02 dias,

Estamos todos enlutados.”

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *