Após a repercussão negativa, a vereadora publicou uma retratação.

Vereadora Elizabeth Maciel (Foto: Reprodução/Redes sociais)
A vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos-AM), conhecida como Betinha, afirmou durante sessão na Câmara Municipal de Borba, interior do Amazonas, que é “a favor da violência contra mulher”. A declaração foi feita na segunda-feira (29) e gerou repercussão nas redes sociais.
No plenário Wilson Maués, Betinha declarou: “Eu aprovo, eu sou a favor da violência contra mulher. Sim, quando um homem bate na mulher eu aprovo. Tem mulher que merece apanhar”. Ela também mencionou a vereadora Professora Jéssica (Democracia Cristã), afirmando que algumas mulheres tentam se beneficiar da Lei Maria da Penha: “Eu sou a favor da lei pra defender as mulheres, mas contra as que querem se beneficiar, como a vereadora Jéssica”.
Após a repercussão negativa, a vereadora publicou uma nota de retratação e um vídeo nas redes sociais nesta terça-feira (30). No texto e na gravação, Betinha pediu desculpas e reconheceu que suas palavras foram “inadequadas, desrespeitosas e incompatíveis com os princípios de dignidade, igualdade e respeito”.
“Assumo integralmente a responsabilidade por minhas declarações, reafirmando meu profundo arrependimento”, afirmou. Sobre a declaração, ela disse ainda: “De forma alguma foi minha intenção justificar ou naturalizar qualquer forma de violência. Fui extremamente infeliz da maneira como me expressei e lamento profundamente que minhas palavras possam ter causado ofensas, especialmente a você mulher”.
A vereadora também declarou que o episódio servirá para sua reflexão pessoal e política: “Comprometo-me a agir com mais responsabilidade e respeito em minhas manifestações futuras. Peço mais uma vez perdão a todas as mulheres que se sentiram ofendidas”.
A Câmara Municipal de Borba e a Prefeitura se manifestaram sobre o caso, considerando as falas da vereadora inaceitáveis e ressaltando que reforçam estereótipos discriminatórios. A Polícia Civil informou que está investigando o caso, e que Elizabeth Maciel pode ser responsabilizada por conduta criminosa.
Betinha já havia se envolvido em outro episódio de agressão no plenário em 2012, quando trocou socos com a vereadora Yolanda Andrade (PCdoB) durante uma sessão transmitida pela TV Câmara.
FONTE : MAIS GOIAS