Produção da indústria geral no estado caiu 3,3% em janeiro, na comparação com dezembro de 2023
Queda na produção farmacêutica influenciou cenário negativo na indústria | Foto: reprodução
A atividade de confecção de artigos do vestuário e acessórios goiana caiu 24,9% em janeiro, na comparação com o mesmo mês em 2023. De forma semelhante, a fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos apresentou queda de 16,4% no mês, em Goiás.
Os dois segmentos tiveram influência negativa na composição da taxa de variação da indústria geral goiana. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção no estado caiu 3,3% em janeiro, na comparação com dezembro de 2023.
Com isso, a indústria goiana registra primeira queda após oito meses consecutivos de alta, na série com ajuste sazonal. Na comparação com janeiro de 2023, entretanto, o setor industrial goiano subiu 10,2%, atingindo a nona alta consecutiva, o que levou a um acumulado de 6,4% em 12 meses.
A indústria nacional, por sua vez, caiu 1,6% em janeiro, na série com ajustes sazonais, ou seja, na comparação com o mês imediatamente anterior. Na comparação com janeiro de 2023, a indústria brasileira mostrou avanço de 3,6%.
Produção industrial recua
Seis dos 15 locais investigados pela PIM regional recuaram na passagem de dezembro para janeiro, quando a produção industrial do país caiu 1,6%. As maiores quedas foram registradas no Espírito Santo (-6,3%) e no Pará (-4,9%), enquanto a principal influência negativa sobre o resultado nacional veio do Rio Grande do Sul (-3,8%).
Goiás apresentou queda de 3,3% nessa base de comparação. No acumulado em 12 meses, a indústria variou 0,4%, com taxas positivas em dez locais.
FONTE: JORNAL OPÇÃO