Produção recebeu apoio da Secretaria de Estado da Cultura por meio da Lei Aldir Blanc, e conta a história do coletivo feminista
No próximo sábado (3/6), a Vila Cultural Cora Coralina exibirá o documentário “Malunga conta sua história”, produzido pelo grupo de mulheres negras Malunga. O evento terá início às 17h e a entrada será gratuita.
O documentário, que recebeu apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) por meio da Lei Aldir Blanc, é composto por uma série de cinco vídeos que narram a história das integrantes de um dos primeiros coletivos feministas de Goiás. O grupo Malunga foi fundado em 1995, em Goiânia, com o propósito de fortalecer a saúde, o cuidado coletivo da população negra e a luta contra a violência direcionada às mulheres. Além de resgatar memórias, o filme também apresenta um sonho de futuro possível.
O termo “Malunga” tem origem no Yorubá e significa “companheira”. Com base nessa filosofia, ao longo dos anos, essas mulheres têm construído uma história fundamentada no axé, na ancestralidade e no cuidado por meio de diversas atividades. O grupo realiza ações de formação, palestras em escolas, eventos e articulações com outras secretarias em prol de seus objetivos.
Fonte: Mais Goiás