Virgin inicia venda de pacotes de turismo espacial que custam R$ 2 milhões

Richard Branson, bilionário e proprietário do conglomerado Virgin, anunciou, em vídeo postado no Twitter, o início das operações da espaçonave Virgin Galactic, cujo último teste foi realizado em maio deste ano e a ideia da companhia é promover o turismo espacial.

De acordo com as informações divulgadas, a primeira missão do veículo estelar Galactic, de número 01, será realizada entre os dias 27 e 30 de junho, sendo que o segundo voo (número 02) está previsto para o início do mês de agosto deste ano.

“A equipe e os veículos da Virgin Galactic estão prontos para levar os primeiros clientes para o espaço, tendo concluído com sucesso o voo espacial Unity 25 e análise de rotina e inspeções de veículos”, diz um trecho do comunicado.

A tripulação será composta por três integrantes da Força Aérea e do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália para conduzir pesquisas em ambiente de microgravidade, demonstrando o que a Virgin chama de potencial de seu “laboratório científico suborbital”.

“Estamos lançando a primeira linha espacial comercial para a Terra. Este próximo capítulo emocionante para a Virgin Galactic foi impulsionado pela inovação, determinação e compromisso de oferecer uma experiência verdadeiramente transformadora”, afirma Michael Colglazier, CEO da empresa.

O que são voos suborbitais?

Existe uma fronteira entre a Terra o espaço. Para a Nasa, a Agência Espacial dos Estados Unidos, o limite é atingido aos 80 km, mas também existem agências que consideram a Linha de Kármán, esta a 100 km de altitude, definida pelo físico Theodore von Kármán.

Em 2021, o voo inaugural da Galactic, que contou com a presença de Branson, atingiu uma altura de 86 km – ou seja, 6 km acima do limiar do planeta, usando o critério da Nasa.

No ápice da atividade, a atmosfera é praticamente nula e ocorre a chamada gravidade zero, quando a força de atração terrestre deixa de atuar, permitindo que os corpos possam levitar.

Contudo, neste tipo de voo, a sensação de super-herói é passageira e dura apenas alguns minutos, diferentemente do que ocorreria em uma viagem em altura superior, onde o fenômeno seria constante e implicaria no uso de sofisticados trajes espaciais.

Turismo espacial
Turismo espacial / Reprodução/Twitter

Atividade do futuro

O turismo espacial, como o promovido pela Virgin, inaugura a chamada “nova era espacial”, sendo mais uma dentre tantas outras iniciativas de empresas que querem ampliar a presença humana no espaço sideral, inclusive com a criação de colônias em Marte, como nos planos citados pela SpaceX, do também bilionário Elon Musk.

Aos interessados em participar da jornada acima do ambiente terreno, um aviso: embora a companhia não revele ao mercado os valores exatos de cada passagem, em 2021, cada bilhete foi adquirido pela bagatela de US$ 450 mil (cerca de R$ 2 milhões, no câmbio atual), de acordo com Virgin Galactic, que já conta com cerca de 100 pacotes vendidos.

Fonte: CNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *