O empresário Fábio Campos Assis, que morava em Anápolis e atuava no ramo de bebidas, gravou um vídeo em que compara o avião a uma ‘lata de sardinha’ pouco antes de a aeronave cair no município de Barcelos, no interior do Amazonas, matando todos os 12 passageiros de dois tripulantes que estavam a bordo.
“Pensa em uma lata de sardinha, hein”, brinca Fábio. O passageiro ao lado dele diz “Partiu, Barcelos”. Em seguida, Fábio diz: “moço do céu, aqui tá parecendo um forno quente”.
Entre as 14 vítimas fatais, há cinco que moravam em Goiás: Witter da Herbicampo, Marcos de Castro Zica, Fábio Ribeiro, Gilcrésio Salvador Medeiros (que era dono da Pousada Serra da Mesa, em Niquelândia) e Fábio Campos Assis.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, as informações preliminares são de que que “a aeronave teria pousado no meio da pista e não teve pista suficiente para frear”. A Força Aérea Brasileira também já afirmou que a dinâmica do acidente será investigada.
“Todo acidente é uma relação de fatores. Todos serão analisados pela Força Aérea e, em breve, um relatório apontando as possíveis causas desse acidente será divulgado”, garantiu o Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado.
Médico no DF
Outra vítima fatal era o médico Roland Montenegro Costa, de 70 anos, aposentado do Hospital de Base do Distrito Federal. Roland era cirurgião do aparelho digestivo, considerado pioneiro dos transplantes na capital federal. Ele ainda atendia em consultório particular e operava em alguns hospitais de Brasília.
Ele nasceu em Viana (MA) e se formou pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, em 1978. Pai de quatro filhos, Roland colecionava diversas homenagens como o “Diploma de Mérito Policial Civil Presidente Juscelino Kubitschek”, recebido em 2003; o título de “Cidadão Honorário de Brasília”, em 2006; e de “Melhores da Medicina do Brasil”, em 2007.
Fonte: Mais Goiás