Segundo a ministra do Planejamento e Orçamento, a medida pode dar ao país crescimento sustentável e duradouro
28/07/2023
Ex-senadora pelo MDB do Mato Grosso do Sul, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, promete fazer o que estiver ao seu alcance para que a reforma tributária sobre o consumo seja aprovada no Senado a tempo de ser promulgada ainda em 2023.
“Se o Senado me permitir, vou dormir lá!”, disse Tebet em entrevista exclusiva à CNN.
“A reforma pode dar ao Brasil algo que perseguimos há 40 anos: crescimento sustentável e duradouro”, argumentou a ministra.
“É o renascimento da indústria. A carga tributária para a indústria hoje é tamanha, a complexidade é tamanha, que nossa indústria não consegue competir com o mundo. Quando você diminui e simplifica a carga tributária você faz com que essa indústria cresça e movimenta a economia. Era a peça que estava faltando”, prosseguiu.
Se o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desempenhou papel importante na articulação política pela aprovação da emenda constitucional na Câmara dos Deputados, em atuação próxima com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), no Senado esse papel será assumido pela titular do Planejamento, de acordo com a própria ministra.
“Esperamos aprovar nos próximos 90 dias, para se promulgada até 31 de dezembro”, disse.
“Saindo até esse dia, é importante. Como começa a ter efeitos práticos em 2026, precisamos dela promulgada até o final do ano, para aprovarmos ano que vem as leis ordinárias e complementares que vão regulamentar o texto”, finalizou.
Fonte: CNN