CuriosidadeFamososMundo

Inteligência Artificial faz Beatles lançar canção inédita e Kurt Cobain “regravar” música

A Inteligência Artificial (IA) conseguiu recriar a voz de John Lennon para fazer o Beatles lançar uma canção inédita em 2023, mesmo 50 anos depois da separação. O anúncio foi feito pelo ex-integrante, Paul McCartney.

Outro “lançamento” que a tecnologia conseguiu foi com Kurt Cobain, ex-vocalista do Nirvana que morreu em 1994. Um youtuber postou a música ‘Celebrity Skin’, clássico dos anos 1990 da banda Hole, que tinha Courtney Love como integrante, viúva de Cobain.

Beatles


Em entrevista à BBC, Paul McCartney, que completa 81 anos neste mês de junho, revelou que a IA extraiu a voz de Lennon de uma antiga fita cassete. “Fizemos o que será a última gravação dos Beatles, era uma demo de John, na qual trabalhamos. Acabamos de finalizá-la”, afirmou, contando que a música será lançada até o final do ano.

“Nós conseguimos captar a voz de John e torná-la pura por meio da IA. Então nós conseguimos mixar a gravação, como você faria normalmente. Isso dá algum tipo de margem de manobra”, completa.

Os Beatles separaram em abril de 1970, depois de lançar o famoso álbum ‘Abbey Road’ e próximo da divulgação de ‘Let It Be’. Durante a sua década de carreira, os Beatles, compostos por Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr, lançaram 14 álbuns extremamente bem-sucedidos.

Apesar do falecimento de Lennon em 1980 e de Harrison em 2001, a “Beatlemania” continua a ser intensa em todo o mundo. As possibilidades oferecidas pela IA têm motivado várias tentativas por parte dos fãs de reunir a banda ou de modificar os trabalhos mais recentes de McCartney, inserindo sua voz quando era mais jovem.

Quando questionado sobre essas iniciativas, McCartney revelou a preparação de uma nova música, cujo nome não foi divulgado. De acordo com a BBC, a canção é provavelmente uma composição de Lennon de 1978, intitulada “Now and Then”, que quase fez parte de uma compilação em 1995. A faixa estava presente em uma fita cassete com o título “Para Paul”, gravada por Lennon pouco antes de ser tragicamente assassinado em Nova York, em 1980.

Kurt Cobain

O produtor responsável pela recriação da voz de Cobain, conhecido como FaustoX, é um grande fã do Nirvana. No entanto, ele decidiu não fornecer detalhes específicos sobre o programa utilizado na produção. “Esta versão foi feita com base na interpretação humana, mas a voz foi sintetizada por IA”, consta na descrição do vídeo.

“Celebrity Skin” é o primeiro single do terceiro álbum de estúdio do Hole, intitulado com o mesmo nome, e é considerado o maior sucesso comercial da banda, sendo o único a alcançar o topo da parada Modern Rock Tracks nos Estados Unidos.

Existe uma lenda urbana em torno dessa música, sugerindo que Courtney teria encontrado a faixa nos arquivos de seu falecido marido e a teria usado no álbum de sua própria banda. No entanto, oficialmente, “Celebrity Skin” foi escrita por Courtney, o guitarrista Eric Erlandson e Billy Corgan, do Smashing Pumpkins.

A entrada da IA na indústria da música traz consigo diversos desafios financeiros e éticos. Essa tecnologia tem sido utilizada para recriar obras de artistas renomados. Já foram criadas obras falsas de músicos como Eminem, Drake, The Weeknd e Oasis, levantando questões éticas sobre o uso e a autenticidade dessas criações.

Fonte: Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *