Goiás

Encontro de Culturas se torna Patrimônio Imaterial de Goiás

Salvaguardar as tradições, saberes e as paisagens apresentadas no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é um dos motes da Lei Estadual nº 22.007, que reconhece o evento como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás. A matéria é de autoria do deputado estadual Coronel Adailton e recebeu a sanção do governador Ronaldo Caiado no dia 13 de junho de 2023.

O presidente da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, Juliano George Basso, é o idealizador e coordenador do Encontro de Culturas, e comenta a conquista em nome da organização do evento, da comunidade da Vila de São Jorge – localizada na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO – e da comunidade do município de Alto Paraíso de Goiás.

“Estamos muito contentes com o título. Para nós, é um reconhecimento não só pelo trabalho que a gente vem fazendo ao longo desses anos, mas também de toda a cultura tradicional de Goiás e do Brasil que se encontra no mês de julho no evento. Somos um grande território de encontros de patrimônios imateriais”, diz. 

Foto: Mariana Florêncio/ Divulgação

Ele reitera que o reconhecimento pelo Estado abrange uma gama de comunidades detentoras de tradições. “Temos a grande responsabilidade de mostrar o quão rica é a cultura goiana que está resguardada nos interiores e que várias comunidades também são detentoras desse título junto com a gente”, aponta.

O evento

Realizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, o Encontro de Culturas promove a sua 23ª edição entre os dias 21 a 29 de julho, na Vila de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A programação é totalmente gratuita e aberta ao público. Também em julho acontece a Aldeia Multiétnica, entre os dias 7 e 14. 

“O evento reúne e levanta bandeiras fortes, como a diversidade, a agenda ecológica e a preservação das culturas tradicionais e populares, cujas manifestações são patrimônios imateriais”, destaca Juliano George Basso.

O Encontro que celebra as tradições populares de Goiás e de todo País, o evento em sua totalidade reúne uma gama de comunidades tradicionais para aprendizados, troca de experiências e conversas, além de shows, vivências, feiras e ensinamentos. Também celebra a história e a cultura do norte de Goiás e faz ponte com outras manifestações culturais brasileiras. 

“O trabalho une diferentes culturas tradicionais com as quais trabalhamos não apenas durante o evento, mas todos os meses do ano. O resultado é o fortalecimento de manifestações populares que beneficiam diretamente as comunidades de São Jorge e seu entorno”, reitera Basso. Tradicionalmente realizado na segunda quinzena de julho, o Encontro de Culturas movimenta a economia e a cena sociocultural da Chapada dos Veadeiros, além de atrair um turismo consciente para Goiás.

Basso afirma que uma das atenções da lei é, também, de salvaguardar as comunidades tradicionais da Chapada dos Veadeiros que participam desde o início do projeto, a exemplo da Caçada da Rainha de Colinas do Sul, as festas e folias de São João d’Aliança com seus grupos de catira, as festas tradicionais, rezas e ladainhas das comunidades do Sítio Histórico Kalunga e o Congo de Niquelândia. 

Reconhecimento

Em 2006, o Encontro de Culturas foi selecionado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Prêmio Cultura Viva, como uma das 10 melhores iniciativas em prol das Culturas Populares e Tradicionais. Em 2015, foi consagrado com o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, realizado pelo Iphan, que contempla iniciativas de excelência na promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural. Já em 2017, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge foi contemplada com o Prêmio Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros, promovido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC.

Serviço

Aldeia Multiétnica: 7 a 14 de julho
Estrada para o Vale Verde, a 20 km de Alto Paraíso de Goiás (GO)

Encontro de Culturas: 21 a 29 de julho

Vila de São Jorge (GO)

Realização da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge 

Informações: @encontrodeculturastradicionais e @aldeiamultietnica 

Fonte: O Hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *