Goiás

Goianos votam e colocam propostas do Estado no PPA do governo federal

A criação do Consórcio Interfederativo da Região do Entorno do Distrito Federal (DF) foi o projeto mais votado na categoria “Integração e Desenvolvimento Regional” do Brasil Participativo, para inclusão no Plano Plurianual (PPA) – que define as prioridades de investimentos do governo federal até 2027. A votação popular terminou no último domingo (16/7) e garantiu o primeiro lugar na disputa entre mais de 100 projetos da categoria.

A ação virtual contou com apoio do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que tem o transporte da região do Entorno como uma das prioridades. Ele pretende adotar um modelo de gestão compartilhada do sistema, com passagens parcialmente subsidiadas pelo Governo Federal, Distrito Federal e Governo de Goiás, por meio de um consórcio. Para o governador, a população não pode ser penalizada gastando horas para se deslocar diariamente.

Além da mobilização do governador Ronaldo Caiado, a Secretaria do Entorno realizou, em parceria com o Gabinete de Representação de Goiás no DF e Prefeituras da região, uma ampla ação de divulgação, que incluiu a distribuição de panfletos aos usuários do transporte coletivo para angariar votos à proposta. “Com apoio da população, vencemos a primeira batalha rumo à melhoria no transporte interurbano do Entorno do DF. Agradecemos a todos por terem dedicado um tempinho e feito sua votação” comemorou a titular da pasta, Caroline Fleury.

Outro projeto que visa melhorar o transporte do Entorno é o que prevê a construção do BRT entre Luziânia (GO) e Santa Maria (DF), que ficou em terceiro lugar na categoria “Cidades”. BRT é a sigla para “Bus Rapid Transit”, que, em outras palavras, consiste em uma via exclusiva para circulação de ônibus com alta capacidade de passageiros e poucas paradas. O BRT funciona de forma equivalente aos sistemas de metrô.

O Brasil Participativo tem a responsabilidade de entregar, até o final de julho, um relatório aos ministérios com as 20 propostas mais votadas de cada área, além da priorização de programas de governo.

Fonte: O Hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *