BrasilPolítica

Após críticas, Lula se reúne com Pochmann e renova apoio a indicado ao IBGE

Futuro presidente do IBGE, Marcio Pochmann participou de reunião com Lula sobre propostas para o futuro do trabalho

28/07/2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, em suas redes sociais, uma foto para divulgar reunião sobre propostas para o futuro do mercado de trabalho. Na imagem aparece o economista Marcio Pochmann, escolhido por Lula para presidir o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e cujo nome tem causado ruídos mesmo entre aliados do governo.

A reunião ocorreu nesta sexta-feira (28/7) no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, onde Lula se recupera de procedimento para amenizar dores no quadril.

De acordo com a postagem do presidente da República, a reunião foi de “debate e trabalho para elaboração de propostas para um futuro com empregos de qualidade e com direitos”. Ainda segundo Lula, trata-se de uma iniciativa construída em parceria com o governo dos Estados Unidos.

Veja a postagem:

Além de Pochmann e Lula, aparecem na imagem especialistas em trabalho e servidores do Ministério do Trabalho e Emprego, como Clemente Ganz Lúcio e o sociólogo Glauco Arbix.

Pochmann ainda não tem cargo oficial no governo Lula, mas foi indicado pelo presidente para comandar o IBGE, responsável pela finalização do Censo e por calcular taxas de inflação.

Na opinião de liberais e de um pedaço da frente ampla lulista, o economista Marcio Pochmann, indicado para presidir o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de esquerda demais e representaria um retorno de Lula a erros do passado.

Tebet e Pochmann

O IBGE é vinculado ao Ministério do Planejamento, cuja titular é Simone Tebet. Ela admitiu na quinta (27/7) que não havia sido informada do nome, mas adotou um discurso de respeito e concordância com a decisão de Lula.

“Quero antecipar que não faço pré-julgamentos. Porque já fui muito pré-julgada na minha vida profissional e política. Vou ouvi-lo [Pochamnn] primeiro. Eu não quero saber do passado, quero saber do presente. A conversa será técnica, e ele será tratado como técnico e será muito bem-vindo para a nossa equipe. E continuará no IBGE, enquanto estiver atendendo aos interesses da sociedade brasileira”, disse Tebet.

Quem é Marcio Pochmann

Pochmann é um quadro importante do PT e presidiu recentemente a Fundação Perseu Abramo, braço acadêmico do partido. Formou-se, em 1984, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tornou-se professor da Unicamp em 1989. O departamento de economia da universidade paulista é conhecido por ter uma linha de pesquisa heterodoxa, que é uma escola de pensamento “rival” do liberalismo, preferido, por exemplo, por economistas e políticos ligados aos governos do tucano Fernando Henrique Cardoso.

Entre 2007 e 2012, do segundo mandato de Lula até o início do primeiro mandato de Dilma Rousseff (PT), Pochmann presidiu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). É por seu trabalho nesse período, apontado como ideológico demais e com relatos de conflitos com funcionários críticos, que o economista da Unicamp não é benquisto pelos liberais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *