Uncategorized

Frio está com os dias contados: massa de ar quente vai fazer subir temperaturas em todo o Brasil

Na Região Sul são esperadas máximas de 28ºC a 30ºC. Até o fim da semana, São Paulo deve chegar a 30°C. Com a mudança, umidade deve ficar em 30%, nível considerado estado de atenção.

15/08/2023

Apesar do começo de semana frio, uma grande massa de ar quente vai trazer calor para todo o Brasil a partir de quarta-feira (16). São esperadas temperaturas acima da média, principalmente na Região Sul, que teve madrugadas com geada no fim de semana.

Com a mudança, são esperadas máximas de 28ºC a 30ºC na fronteira oeste e no noroeste do Rio Grande do Sul, de acordo com a MetSul.

Já em São Paulo a terça-feira (15) deve ter máxima de 24ºC, mas até o fim da semana é esperada uma alta com termômetros chegando aos 30°C na sexta-feira (18), resultado do ar seco que se estabelece no estado. Não há expectativa para chuva em todas as regiões paulistas, inclusive no litoral.

Como consequência, de acordo com a Climatempo, a umidade relativa do ar volta a cair, podendo ficar abaixo de 30%, patamar considerado “estado de atenção”.

⚠️Na divisa de São Paulo com o Triângulo de Minas gerais a umidade deve chegar a patamares mais baixos, inferiores a 20%, configurando um estado de alerta.

🌬️No fim de semana, o cenário deve mudar de novo. Uma frente fria, associada a um ciclone extratropical, deve romper a massa de ar quente no Sul do Brasil na sexta-feira, trazendo temperaturas amenas em parte do centro-oeste e do sudeste do país no sábado e domingo. Mesmo assim, muitas áreas das duas regiões vão seguir quentes e com tardes de calor.

Veja abaixo a previsão de chuva por região:

  • Norte: volume de chuva maior que 50 milímetros no noroeste do Amazonas e sul de Roraima, devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, como em Rondônia, Acre, Tocantins e sul do Pará, o tempo seco e sem chuvas predomina.
  • Nordeste: o tempo segue com variação de nebulosidade e chuvas passageiras em toda a faixa litorânea, mas, principalmente, no litoral baiano pelo transporte de umidade vindo do oceano. Nas demais áreas, como no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região, a previsão é de tempo quente e seco.
  • Centro-Oeste e Sudeste: a persistência de uma massa de ar seco vai deixar o tempo estável e sem chuvas em praticamente todas as regiões. Entre os dias 14 e 15 de agosto, um sistema de baixa pressão vai causar instabilidade e chuvas em áreas de Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e São Paulo. A partir do dia 18, o clima volta a ficar instável nestas áreas, além do Rio de Janeiro, com acumulados de chuvas inferiores a 50 mm. Também podem ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, principalmente, na Região Centro-Oeste e norte de Minas Gerais.
  • Sul: há previsão de tempo seco e sem chuvas no início da semana. Porém, a atuação de uma frente fria entre os dias 18 e 19, seguida pela persistência de áreas de instabilidade, vai causar acumulados de chuva que podem ultrapassar os 30 mm no centro-sul do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Esses volumes podem ser ainda maiores, chegando aos 50 mm em áreas do norte do Paraná. Já na faixa leste da região, o volume de chuva deve ser baixo.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *