Polícia

Aprovados na PMDF excluem mulheres de grupo no WhatsApp: “Vai falar merda em outro lugar”

Alguns dos aprovados afirmaram que não querem estar perto das mulheres: “Não ando na viatura com nenhuma dessas meninas aí, já aviso logo”

Apesar de a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) ter uma mulher ocupando o segundo posto na hierarquia da corporação, parte dos aprovados no último concurso parece não se importar em desprezar e cometer atos de misoginia contra mulheres que integravam grupos de WhatsApp.

Os aprovados criaram o grupo para trocar informações importantes sobre a carreira na PMDF e tirar dúvidas de sobre o certame que disponibiliza vagas para soldado da corporação. No entanto, quase todas as mulheres foram removidas por “não serem aceitas” pelos administradores. Outras foram humilhadas antes de terem sido expulsas do grupo.

Em prints obtidos pela coluna, posicionamentos machistas e atos de misoginia ficam evidentes quando as aprovadas para a PMDF são confrontadas e, muitas vezes, ofendidas por homens. Em um dos trechos, um deles afirma que determinada mulher do grupo é “insignificante”. Outro dispara: “Eu não ando na viatura com nenhuma dessas meninas aí, já aviso logo”. Por fim, mais um integrante debocha: “Relaxa, elas vão querer ficar em viatura, não”.

Removidas

Com o passar dos dias, as mulheres que integravam o grupo foram removidas, sem qualquer motivo que justificasse a exclusão da ala feminina no concurso. Os homens chegaram a criar um novo grupo, sem a presença das aprovadas. “Aqueles que puderem entrem nesse grupo. Vamos organizar uma ida ao Congresso nesta semana. Por motivos de segurança, não aceitaremos mulheres no grupo, e será feita a verificação dos ingressantes” disse um dos integrantes.

Ofensas e xingamentos também ocorreram antes de uma das mulheres ser expulsa do grupo. “Vá falar merda em outro lugar”, disse um dos administradores, após removê-la.

Na contramão da tradição da PMDF, que forjou praças e oficiais femininas da mais alta competência, os novos aprovados precisarão deixar de lado o preconceito para seguir carreira nas fileiras da corporação, segundo uma fonte da cúpula da PMDF, ouvida pela coluna. ” Inclusive, o dia 1º de julho é dedicado ao reconhecimento às policiais militares do DF. Com décadas de força, coragem e competência, essas policiais mulheres contam com uma data em respeito e comprometimento na realização do serviço policial”, disse.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *