Goiás

Aluna goiana vai às seletivas de Olimpíadas Latino Americana e Internacional de Astronomia

A estudante Júlia Moreira, de 14 anos, vai representar Goiás nas seletivas onlines das Olimpíadas Latino Americana e Internacional de Astronomia. Tratam-se da IOAA 2024 (International Olympiad on Astronomy and Astrophysics) e da XVI OLAA (Olimpíada Latinoamericana de Astronomía y Astronáutica).

Destaca-se, a jovem é aluna do 9º ano na unidade de Goiânia da escola canadense Maple Bear e uma ganhadora recorrente da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Esta visa revelar novos talentos nesta carreira.

Ainda sobre Júlia, ela está entre os estudantes que obtiveram nota acima de 9.0 na OBA, critério para a seleção internacional. Foram 1,2 milhão de estudantes participantes e 30 mil foram convidados para as seletivas da fase internacional.

A adolescente tem ganhado destaque no campo das ciências e tecnologia, tendo sido medalhista por duas vezes na Olimpíada Canguru de Matemática, a maior competição mundial da categoria, onde disputou com participantes de 75 países. Venceu, ainda, diversas outras competições científicas como Matemática Sem Fronteiras, inclusive em módulos de simulações da ONU, por meio da qual foi classificada para etapa nacional da competição que ocorre em dezembro deste ano.

Inclusive, a estudante sonha em trabalhar com engenharia astronáutica ou aeronáutica. Ela relata que com o resultado da OBA teve a certeza do seu potencial, o que reforçou seu desejo em continuar investindo em uma carreira na área.

Segundo Júlia, a competição é uma oportunidade, não só para colocar em prática os seus conhecimentos de matemática e lógica, mas também para ampliá-los ao contexto espacial. Feliz em representar Goiás na etapa internacional da competição, a estudante compartilha de sua emoção. “Meus esforços na preparação antes da prova valeram a pena, essa conquista é muito inspiradora para mim”, afirma.

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *