Goiás

Agro em Dados chega à sua 50ª edição com conteúdo especial e destaque para bioinsumos

Boletim técnico do Governo de Goiás, elaborado pela Seapa, traz ainda os principais indicadores dos segmentos de bovinos, suínos, frangos, lácteos, soja e milho no Estado

O boletim Agro em Dados chega à sua 50ª edição neste mês de novembro e traz um conteúdo especial para comemorar a data. A apresentação do periódico, tradicionalmente feita pelo titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é assinada desta vez pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Além disso, oito dirigentes de entidades estaduais e federais dão seus depoimentos sobre a importância do Agro em Dados para o setor agropecuário goiano. A edição de novembro/2023 do Agro em Dados está disponível no site da Seapa, em PDF (link abaixo).

“Estamos transformando o agronegócio goiano, e o Agro em Dados tem sido uma ferramenta importante para isso, fornecendo subsídios para os projetos e monitorando os resultados”, afirma o governador Ronaldo Caiado. “São 50 edições do boletim, 50 meses de trabalho sério e prestação de serviços relevantes à sociedade”, acrescenta. Além de celebrar a marca, na apresentação da publicação ele destaca alguns dos principais avanços do setor agropecuário goiano nos últimos anos.

A capa do novo Agro em Dados é dedicada aos bioinsumos. Goiás se tornou referência no tema ao criar uma legislação própria, em 2021, e desenvolver o primeiro Programa Estadual de Bioinsumos do Brasil. “Os insumos biológicos têm potencial para desencadear uma nova revolução na agropecuária mundial, aliando produtividade e sustentabilidade, e queremos que Goiás mantenha esta posição de vanguarda no tema, transformando-se no maior polo de inovação em biológicos do País”, reforça o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende.

O conteúdo tradicional do Agro em Dados também está presente nesta 50ª edição do boletim. Ao baixar o PDF, o leitor tem acesso aos indicadores mais relevantes dos principais segmentos agropecuários goianos: bovinos, suínos, frangos, lácteos, soja e milho. Os números (produção, produtividade, área plantada; cotações de mercado; volume de exportações; e Valor Bruto de Produção) são exibidos em gráficos que facilitam a compreensão e acompanhados por análises da equipe de Inteligência de Mercado Agropecuário da Seapa.

Saiba mais
O levantamento, a análise e a edição das informações publicadas no Agro em Dados estão sob a responsabilidade da Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário, departamento ligado à Superintendência de Produção Rural da Seapa. As fontes dos dados são: Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa/GO), o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para acessar a íntegra em PDF da edição de novembro/2023 do Agro em Dados, clique no link abaixo:
https://www.agricultura.go.gov.br/comunica%C3%A7%C3%A3o/not%C3%ADcias/4436-agro-em-dados-novembro-de-2023.html

Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *