Saúde

Como se manter saudável diante das comilanças de final de ano?

O fim de ano chegou e, com ele, as tradicionais festividades que reúnem familiares, amigos e muita, mas muita comida. É tempo de confraternização do trabalho, churrasco para aproveitar as férias, ceia de Natal e de Réveillon. Diante de tantos eventos, é bastante difícil e até improvável evitar os alimentos gordurosos, excesso de açúcares e bebidas alcoólicas. Especialistas defendem que, mesmo nessa época de celebração e comilanças, ainda é possível aproveitar as festas sem abrir mão da saúde.

De acordo com o personal trainer Pedro Henrique Amorim, o maior problema das comemorações do final de ano é que as pessoas tendem a parar de praticar atividade física. “Esse é o problema real que faz com que as pessoas voltem acima do peso quando voltam a praticar exercícios físicos no início do ano”, afirma. Por conta disso, o especialista em saúde corporal orienta que sejam mantidas as práticas de atividade física de no mínimo 45 a 60 minutos por dia, mesmo neste mês de dezembro.

Ainda segundo o personal, a pessoa não pode comer um pouco a mais nas festas de final de ano. “Na verdade ela deve, né, porque isso vai acontecer. Mas o ideal para minimizar os prejuízos seria a pessoa continuar fazendo a prática de atividade física, mesmo tirando férias, mesmo saindo da rotina, mesmo viajando”, aconselha Pedro Henrique. Em entrevista exclusiva ao O Hoje, o profissional instruiu que sempre é possível se alongar e se exercitar, até se estiver em outra localidade.

Conforme o especialista explicou, o ideal mesmo seria a pessoa controlar um pouco a comilança. “Porém, ela pode comer um pouquinho a mais tranquilamente. Com esse tempo de festa de Natal, a gente extrapola um pouco mais naturalmente. Por isso, a prática de atividade física ajuda a manter o metabolismo acelerado. Portanto, sempre procure manter a prática de atividade física para minimizar um pouco esse prejuízo aí da alimentação”, recomendou Pedro Henrique Amorim. 

Além disso, o personal trainer também deu uma dica para aquelas pessoas que sabem que com certeza vão comer bastante na ceia de Natal e Réveillon. “Ah, Pedro, eu sei que eu vou jantar e na janta vai ter muita comida. Então seguro um pouquinho nas outras refeições para dar mais liberdade. É tudo uma questão de equilíbrio. Eu sei que vou extrapolar um pouco mais na ceia, então dou uma segurada nas refeições anteriores para não ficar sem comer o que tiver na festa à noite”, orientou. 

Liberdade alimentar

O jornal O Hoje também entrevistou com exclusividade a nutricionista Djamilla Fabiana Gadelha, que explicou sobre a importância da liberdade alimentar, principalmente nessa época de final de ano. “Uma refeição exagerada ou mais dias de refeições livres em festividades entre o Natal e o Ano Novo não prejudicam a sua saúde”, afirmou. De acordo com a especialista, essas atitudes não fazem grandes diferenças. “Porque o corpo tem mecanismos de autorregulação, tanto para a falta, como para a hiperalimentação”, disse.

Ainda segundo a nutricionista, o que importa são as ações durante o resto do ano. “O que conta mesmo é a sequência de bons hábitos conquistada e mantida durante o ano todo”, defendeu. Para a especialista, o ideal para o próximo ano é que as pessoas coloquem uma nutricionista em sua lista de metas. “Para deixar ela te ajudar a conquistar um modo de viver com Liberdade Nutricional. Comer bem, sem neuras e assim ter o corpo que deseja”, acrescentou Djamilla Fabiana Gadelha.

Recompensa

Para Mateus Monteiro Silva, professor de educação física que malha de segunda à sexta na academia, o conceito de “saudável” é relativo. “Existem inúmeros corpos, cada um com sua massa muscular, formatos e tamanhos. Tudo depende do corpo que a pessoa deseja ter. Se ela deseja permanecer com uma massa idêntica ou similar a que possui hoje após as festividades de final de ano, é de suma importância manter a rotina de exercícios físicos e tentar ao máximo não exagerar na alimentação”, orientou.

Entretanto, o professor ressaltou, em entrevista exclusiva ao O Hoje, que esse não é seu desejo pessoal. “As pessoas têm que parar de se cobrar tanto. Se eu passei o ano inteiro me dedicando à academia e buscando uma alimentação balanceada, não há motivo para eu me regrar em momentos de celebração. Se é para festejar, comer e beber, eu farei isso. Depois, no ano que vem, vou voltar a praticar exercícios físicos regularmente. Afinal, vou queimar tudo aquilo que consumi”, argumentou Mateus Monteiro.

Confira as 5 dicas para manter o equilíbrio pós Natal 

1. Priorize alimentos leves: Opte por refeições mais leves e ricas em fibras após as festividades para ajudar na digestão e proporcionar sensação de saciedade.

2. Hidratação é fundamental: Beba bastante água para ajudar na eliminação de toxinas e manter seu corpo hidratado, especialmente se consumiu alimentos mais salgados.

3. Atividade física moderada: Inclua exercícios físicos leves, como uma caminhada, para estimular a circulação sanguínea e auxiliar na queima de calorias extras.

4. Controle as porções: Evite repetir grandes porções de alimentos calóricos. Opte por quantidades moderadas para manter o equilíbrio entre desfrutar das delícias natalinas e cuidar da saúde.

5. Equilibre as refeições seguintes: Nas refeições seguintes ao Natal, priorize alimentos nutritivos, como vegetais, frutas e proteínas magras, para restabelecer o equilíbrio nutricional.

Fonte: O Hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *