Curiosidade

Dia dos Mortos: conheça a celebração mais popular do México

Quando o mês de novembro se inicia no México, a atmosfera se enche de cores, música e rituais especiais, tudo em honra do Dia dos Mortos, uma das celebrações mais marcantes da cultura mexicana.

No Brasil, no dia 2 de novembro, é comemorado o Dia de Finados, data criada por Santo Odilon, no ano 998. Ele escolheu essa data para ficar perto da comemoração de todos os santos, celebrada pela Igreja Católica na véspera.

Já no México, o Día de los Muertos tem suas raízes nas culturas pré-hispânicas indígenas, como os astecas e os maias. Quando os espanhóis chegaram ao continente americano, eles incorporaram elementos católicos à celebração, que acabou se tornando uma fusão de tradições religiosas e culturais.Play Video

Oferendas para os mortos - dia dos mortos
Oferendas para os mortos em altares coloridos é uma tradição nas comemorações
Cidade do México no Dia dos Mortos

As festividades mexicanas têm como objetivo lembrar e honrar os entes queridos falecidos. Acredita-se que, nesse período, as almas dos mortos retornam à terra para visitar seus familiares. A animação Viva – A vida é uma festa, da Disney, narra em detalhes essa tradição.

Uma das características mais marcantes do Dia dos Mortos no México é a criação de altares ou oferendas em casas, cemitérios e locais públicos. Esses altares são decorados com fotos dos falecidos, velas, flores, comida, bebida e objetos pessoais, criando um espaço de homenagem.

Dia dos mortos
As pinturas nos rostos são bem marcantes durante os festejos

As famílias se reúnem para compartilhar histórias e lembranças de seus entes queridos, além de desfrutar dos alimentos tradicionais, como o famoso “pan de muerto” (pão dos mortos).

Símbolos e tradições

Várias imagens e símbolos desempenham um papel central nas comemorações do Dia dos Mortos. As flores, especialmente as cempasúchiles, são usadas para criar caminhos de pétalas que guiam as almas dos mortos de volta às oferendas. O papel picado, papel colorido perfurado com padrões elaborados, é pendurado para representar o vento e a fragilidade da vida.

As caveiras de açúcar e o “pan de muerto” (pão dos mortos) são sabores tradicionais da temporada. As festividades incluem desfiles, danças e música ao vivo. Uma das tradições mais conhecidas é a criação de calaveras, poemas satíricos que fazem piadas e comentários sobre a morte.

about:blank

Pão dos Mortos
Pão dos Mortos
Dia dos mortos
As cores das flores também têm significado: as brancas representam o céu, enquanto que as amarelas servem para guiar as almas ao mundo dos vivos, e as roxas representam a cor tradicional do luto no México

Diferenças com o Brasil

A principal diferença é que o Dia de Finados no Brasil é um feriado religioso, com um tom mais melancólico e menos colorido em comparação ao Dia dos Mortos mexicano.

No Dia de Finados, as pessoas visitam os cemitérios, levam flores e acendem velas nos túmulos de seus entes queridos. A atmosfera tradicionalmente é mais solene e voltada para orações e reflexões espirituais.

As duas celebrações estão ligadas à lembrança dos falecidos, mas possuem abordagens e atmosferas distintas, refletindo as diferentes tradições culturais e religiosas de cada país.

Celebrando a vida e a morte

O Dia dos Mortos no México é uma celebração que destaca a perspectiva mexicana sobre a morte. Em vez de ter medo, os mexicanos celebram a morte como parte da vida. Uma oportunidade para lembrar e honrar aqueles que já partiram.

A UNESCO declarou a celebração do Dia dos Mortos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2008, reconhecendo sua significativa contribuição para a herança cultural do mundo.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *