Curiosidade

Dificuldade para dormir no calor? Confira 7 dicas para adormecer melhor

Dicas para dormir no calor! O Brasil entrou em uma nova onda de calor esta semana que deve perdurar até pelo menos quarta-feira, 16. Com o aumento da temperatura, muitas pessoas também começam a reclamar que não estão dormindo bem e que não conseguem descansar. Um estudo holandês mostrou que os distúrbios de sono crescem 11% à medida que os termômetros sobem 1°C em áreas externas — o percentual aumenta para 24% em ambientes internos.

Um outro estudo realizado pela Universidade de Seul, na Coreia do Sul, mostra que o aumento do consumo de remédios indutores do sono está associado à elevação da temperatura, fato que mostra que a ciência já comprovou a dificuldade para dormir nesta época do ano. Mas por que é mais difícil ter um sono relaxante em temperaturas tão quentes quanto essas que o Brasil está enfrentando?

Como dormir no calor?

A resposta está na temperatura corporal. Especialistas afirmam que para o sono ocorrer de forma adequada, além do escuro, que é extremamente necessário, é preciso que a temperatura corporal diminua no início do sono. No calor, quando há aumento da temperatura externa do corpo, há uma maior dificuldade para equilibrar a temperatura interna e o sono não chega.

organismo humano tem um mecanismo natural para causar a diminuição da própria temperatura. Ele acontece no decorrer da tarde e à noite, porém, essa mudança é muito pequena em termos de graus, por isso, não é possível definir uma temperatura ideal para que o sono se inicie.

Dicas para dormir melhor durante o calor:

  1. Tomar um banho frio antes de dormir pois ajuda a reduzir a temperatura do corpo
  2. Se manter hidratado e beber água fria antes de se deitar para aumentar a sensação de frescor
  3. Manter as janelas abertas para facilitar a ventilação e usar o ar-condicionado ou ventilador para diminuir o calor no ambiente
  4. Não fazer exercícios físicos durante à noite
  5. Não usar telas, como celulares e tablets, na hora de dormir
  6. Usar roupas leves para dormir
  7. Manter o ar do ambiente umidificado durante as altas temperaturas

Fonte: Mais Goiás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *