Goiás

Em registro raro, onça-preta é flagrada em reserva ambiental em Goiás

Biólogo explica por que o animal é preto. Registro foi feito em uma reserva particular, em Niquelândia.

Uma onça-preta foi flagrada em uma reserva ambiental, em Niquelândia, na região norte de Goiás. O biólogo Edson Abrão diz que um registro do animal é raro e explica por que ele é preto.

“A onça é o felino mais poderoso do mundo”, destaca o especialista.

Os registros são de julho e setembro deste ano e foram captados pelas câmeras de monitoramento na reserva particular de desenvolvimento sustentável, Legado Verdes do Cerrado.

De acordo com as equipes da reserva, a onça-preta é um macho adulto que, pela aparência física, indica estar em boa saúde. Além disso, informa que ela é uma onça-pintada com melanismo.

“Ela é preta porque tem mais melanina. Essa é uma mutação genética que é passada para os filhotes”, explica Abrão.

O biólogo explica que é como uma pessoa branca e outra negra, que tem a pele mais escura por causa da melanina. Além disso, afirma que isso não é uma anomalia e que o animal não deixa de ser uma onça-pintada.

“Se você chegar bem perto dela, pode ver as impressões digitais, as pintas dela”, detalha.
Abrão ainda explica porque ela é assim. “Ela é assim para melhorar a caça dela à noite, para ficar mais escondida e ter maior habilidade para se alimentar. É uma vantagem para atacar a presa”, disse.

O biólogo diz que tem 47 anos de experiência e que já andou em muitas reservas, mas nunca viu uma onça-preta sem ser por vídeo ou no zoológico. “Não é comum, ela é rara”, finaliza Abrão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *