Esportes

Entre Messi e Maradona, Papa Francisco escolhe Pelé; veja vídeo

O Papa Francisco causou surpresa ao revelar sua preferência entre os jogadores argentinos Lionel Messi e Diego Armando Maradona em uma entrevista à emissora italiana Rai. O líder da Igreja Católica elogiou os compatriotas, ambos responsáveis por conduzir a Argentina à conquista de títulos mundiais em 1986 e 2022, mas surpreendeu a todos ao apontar um brasileiro como seu favorito.

O Papa Francisco nomeou Pelé como o melhor jogador de todos os tempos. “Entre Messi e Maradona, direi um terceiro nome: Pelé. São os três que eu acompanhei”, afirmou em entrevista à televisão pública italiana. 

“Maradona como jogador foi um grande, um grande. Mas como homem, faliu. Coitado, escorregou com o cortejo de quem o louvava e não o ajudava. Ele veio me encontrar aqui no primeiro ano do meu pontificado e, depois, teve aquele fim”, disse o papa Francisco, antes de tecer elogios a Messi e explicar a escolha por Pelé. “Messi é corretíssimo. É um cavalheiro. Mas, para mim, entre estes três, o grande cavalheiro é Pelé.”, continuou o Papa. 

Melhores jogadores do mundo

Lionel Messi conquistou mais uma vez a Bola de Ouro. Em cerimônia realizada em Paris nesta segunda-feira, o craque argentino recebeu o tradicional prêmio de melhor jogador do mundo pela oitava vez na carreira.

A premiação, que teve início em 1956, também premiou Pelé sete vezes. Em 2015, a France Football fez uma revisão da lista de ganhadores e reconheceu que Pelé teria sido eleito o melhor do mundo em sete oportunidades. Foi uma forma de reparação porque até 1995  apenas atletas europeus podiam disputar a premiação.

Em 1995, a France Football convidou Maradona a receber uma Bola de Ouro “pelos serviços prestados no futebol” e anunciou que, a partir de então, não-europeus poderiam concorrer à honraria. 

Por isso, grandes nomes do futebol mundial nunca foram premiados, como os brasileiros Garrincha, Didi, Tostão, Rivellino e outros. Além do argentino Mario Kempes e do uruguaio Enzo Francescoli, por exemplo.

Fonte: Jornal Opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *