Distrito FederalGoiás

Governo de Goiás e ANTT criam grupo de trabalho para aprimorar a gestão do transporte no Entorno

Cooperação, que incluirá o governo do Distrito Federal e a União, vai estabelecer políticas públicas para melhoria do transporte coletivo da região. Acordo de subsídio é um dos objetos de estudo

A proposta de criação de subsídio para o transporte público na região do Entorno do Distrito Federal avança no Governo de Goiás. Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) anunciou a criação de um grupo de trabalho envolvendo representantes dos governos de Goiás, DF e União, por meio do Ministério dos Transportes. A intenção é que esse trabalho conjunto possibilite melhoria na qualidade do transporte para os usuários que utilizam o serviço público para se locomover até Brasília.

A secretária do Entorno do Distrito Federal de Goiás (SEDF-GO), Caroline Fleury, explica que a parceria é fundamental. “Essa sinalização de uma cooperação contínua em relação à gestão do transporte no Entorno é necessária, incluindo a temporária solução de um convênio para uma governança interna entre as partes envolvidas”. Já o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte da Secretaria-Geral de Governo, Miguel Angelo Pricinote, ressalta que, embora a ANTT tenha uma função reguladora e fiscalizadora, sua participação é crucial para uma governança compartilhada.

O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues, que recebeu a titular da SEDF-GO e a equipe do Governo de Goiás, nesta quarta-feira (13/12), na sede da agência em Brasília, enfatizou que o grupo de trabalho vai estabelecer um processo transparente e eficiente para a troca de informações. “Já a partir da próxima semana, estabeleceremos uma rotina de trabalho com os governos de Goiás e do Distrito Federal, e também com o Ministério dos Transportes que formula políticas públicas, incluindo um cronograma de atividades para a gestão interna do transporte na região do Entorno”, afirmou.

Vitale anunciou ainda que uma equipe da ANTT realizará estimativas de reajuste e distribuição por linha ou empresa para uma viabilização do subsídio do transporte coletivo na região do Entrono do DF. O estudo vai fornecer informações essenciais para que o governo federal possa organizar subsídios.

Uma reunião com prefeitos e parlamentares do Entorno, que discutirá as questões de gestão do transporte relacionadas às necessidades individuais de cada município e projetos para a região, também foi agendada com a ANTT. “O Governo de Goiás está trabalhando em vários projetos de infraestrutura, a exemplo do BrT entre Luziânia e o DF já incluído no PAC. O consórcio interfederativo é fundamental para que essa integração se torne realidade”, acrescentou Caroline Fleury.

Secretaria do Entorno do DF – Governo de Goiás

Fonte: Panorama da Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *