Mundo

Israel faz maior operação por terra na Faixa de Gaza desde início da guerra

De acordo com os militares, ação foi feita para atacar posições do Hamas, nesta quinta-feira (26). Vídeo mostra tanques efetuando disparos.

As Forças de Defesa de Israel anunciaram ter feito uma operação por terra na Faixa de Gaza, nesta quinta-feira (26). Segundo a agência Reuters, uma rádio controlada pelos militares informou que foi a maior operação por terra feita em Gaza desde o início da guerra. O vídeo acima mostra tanques atravessando uma cerca e efetuando disparos.

A operação foi conduzida para atacar posições do Hamas em Gaza. Segundo os militares, entre os alvos estão células terroristas, infraestruturas e postos de lançamento de mísseis antitanque.

A Defesa de Israel disse que a operação foi feita como “preparação para as próximas fases de combate”. Após os ataques, os soldados deixaram a área e voltaram para o território israelense.

Israel já conduziu outras ações pontuais por terra na Faixa de Gaza. Na segunda-feira (23), por exemplo, as forças terrestres fizeram uma incursão pela região para buscar por informações sobre pessoas sequestradas pelo Hamas.

Promessa de ocupação por terra
Uma ocupação por terra na Faixa de Gaza é prometida pelo governo de Israel desde o início da guerra, em 7 de outubro. Segundo o Ministério de Defesa, a ocupação planejada deve ocorrer em três fases:

A primeira delas, já parcialmente em curso, consiste em ataques aéreos e a ofensiva por terra.
Em um segundo momento, militares deverão combater em “bolsões de resistência” dentro da Faixa de Gaza.
Na terceira fase, as tropas se retirarão, e Israel criará “um novo regime de segurança” que trará “uma nova realidade para a segurança dos cidadãos de Israel”.

Israel x Hamas
▶️ Como começou o conflito? O confronto se iniciou após o grupo terrorista Hamas lançar centenas de foguetes contra Israel a partir da Faixa de Gaza, em 7 de outubro.

Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país.
Invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram centenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.

▶️ Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação.

“Estamos em guerra e vamos ganhar”, disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque. “O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu.”
Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.
▶️ O que é e onde fica a Faixa de Gaza? É o território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito.

Marcado por pobreza e superpopulação, tem 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 km².
Para se ter uma ideia desse tamanho em comparação com cidades brasileiras, o território é um pouco maior que o da cidade de Fortaleza (312,4 km²) e menor que o de Curitiba (434,8 km²).
Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira.
▶️ Qual é o histórico do conflito na região? A disputa entre Israel e Palestina se estende há décadas e já resultou em inúmeros enfrentamentos armados e mortes.

Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *