Goiás

Itumbiara é a primeira cidade da América do Sul a ter fábrica da Chint, fornecedora de sistemas de energia limpa

O acordo foi firmado durante missão oficial do governador Caiado. O faturamento da empresa foi estimado em US$18 bilhões em 2022.

A cidade de Itumbiara, localizada no sul do estado, será a primeira sede na América do Sul de uma fábrica da gigante chinesa Chint Power. Uma empresa fornecedora de sistemas de energia limpa e que realiza armazenamento, conversão e distribuição de energia inteligente.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) durante a missão oficial liderada pelo governador Ronaldo Caiado à China. A operação será a primeira realizada pela Chint na América do Sul e reforça o momento positivo de atração de empresas tecnológicas para o estado. O plano de investimentos será apresentado pelo grupo chinês nos próximos meses e a implementação imediata será feita por meio de um empreendimento conjunto com a Stemac Grupo Geradores, uma joint venture.

Com renome mundial, a Chint Power também desenvolve projetos de investimento e construção nos diversos segmentos como usina fotovoltaica, micro-redes e complementação multienergética. O acordo para a instalação da Chint Power em Goiás foi assinado por Ronaldo Caiado, pelo fundador e presidente mundial da empresa Nam Cunhui e pela CEO global Lily Zhang, em Xangai. O faturamento da empresa foi estimado em US$ 18 bilhões em 2022.

Segundo o fundador da multinacional, a vinda para Goiás é o início de uma relação de confiança. “Foram 20 anos de estudo profundo para o desenvolvimento de uma tecnologia eficiente e verde. Que agora vamos levar para Goiás, que tem um potencial imenso e todas as condições ideais para ampliação do nosso trabalho. É o primeiro passo de outros que ainda virão”, diz Nan Cunhui, Fundador da Chint.

Caiado enfatiza que o acordo trará emprego e renda. “Nossa vinda aqui tem um objetivo: fazer com que possamos ampliar os investimentos de empresas de tecnologia em Goiás garantindo maior acesso a produtos essenciais, como energia sustentável, ao mesmo tempo em que ampliamos a oferta de empregos qualificados e renda aos goianos”, afirmou o governador.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, diz que Goiás ganha uma empresa que vai transferir tecnologia limpa para o Brasil e abre as portas para trazer todos os outros produtos que eles fabricam na China para o país.

A unidade será a primeira planta da corporação asiática na América do Sul e atenderá os países latino-americanos.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *